Compartilhe!

Na última quinta-feira (23) os alunos da EMEF Alirio Meira Wanderley, no Salgadinho, receberam um telescópio para contribuir no projeto Ensino de Astronomia, idealizado pelo professor de Geografia, Marcos Antônio.

O telescópio Newtoniano de 114mm, de fabricação artesanal foi doado pelo diretor da penitenciária da cidade de Esperança, PB, Lindenberg Gonçalves, astrônomo amador, que construiu o equipamento juntamente com presos do projeto de ressocialização da unidade. Ele é idealizador do projeto Esperança no Espaço.

“A partir do momento em que esse pedido chegou para a gente, foi colocada toda a prioridade, por que, isso que vocês fazem aqui é justamente o que a gente pretende: levar a astronomia para todas as pessoas e poder democratizar a mesma”, afirmou Lindenberg.

Professor Marcos Antônio destacou que o telescópio servirá para atender as demandas das aulas na escola, bem como para a prática da observação do espaço em locais públicos da cidade de Patos.

“É uma iniciativa plausível e muito bonita que a gente admira bastante. É um telescópio artesanal e potente para trabalharmos com nossos alunos e com a comunidade de Patos”, destacou o professor Marcos.

O projeto Ensino de Astronomia foi desenvolvido com o objetivo de incentivar jovens do ensino básico a terem bom desempenho durante a realização da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, juntamente com Mobfog- Mostra Brasileira de Foguetes. Na realização das atividades, buscou-se desenvolver práticas no reconhecimento dos astros, além de despertar a curiosidade dos discentes para o assunto. Em seguida, foi realizada uma aula de campo, ao qual foi possível observar a lua por meio de um telescópio.

O projeto Ensino de Astronomia recebeu apoio de muitos cientistas importantes, como o Professor. Me. Felipe Sérvulo, graduando em Física, mestre em cosmologia e autor do livro “Das Cavernas ao Espaço” e do ex. Ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Federal e ex-astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir para o espaço, no qual enviou um vídeo motivacional de incentivo aos estudantes.

Coordecom

Deixe seu comentário