Aparelho combina lentes para aumentar a quantidade de informação registrada pela retina das pessoas com visão tubular (Foto: Diogo Almeida/G1)
Compartilhe!

Quando você aprende a como escolher óculos de grau feminino, ao mesmo tempo que as lentes estão de acordo com o seu problema, é possível também manter seu estilo.

O fato é que, ao escolher o óculos, ele deve ser baseado na sua morfologia e em função da forma do seu rosto.

Além do óculos de grau feminino visar melhorar seu problema de visão e promover mais conforto, também não podemos nos esquecer da questão estética.

E por que não combinar tendência e ter um óculos que se harmoniza perfeitamente com o formato do seu rosto?

Para te ajudar a como escolher óculos de grau feminino, selecionamos neste artigo tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa!

 

Como escolher óculos de grau feminino: descobrindo o formato do rosto

O primeiro passo de como escolher óculos de grau feminino é descobrir qual é a forma do seu rosto, e assim, encontrar um modelo que combine melhor.

Portanto, confira abaixo os principais formatos de rosto:

  •         Rosto oval: é naturalmente bem proporcional. A testa não é nem muito grande nem muito pequena. Os contornos são arredondados e o rosto é ligeiramente alongado;
  •         Rosto quadrado: possui uma testa maior e uma mandíbula destacada. Os contornos são angulares, e a proporção é equivalente entre largura e comprimento;
  •         Rosto retangular: parece com o rosto quadrado, mas mais alongado. Os traços são marcados e os ossos maxilares pronunciados;
  •         Rosto redondo: tanto longo quanto largo, esse tipo de rosto tem a forma de um círculo. As maçãs do rosto se realçam e o rosto parece infantil;
  •         Rosto triângulo invertido: possui a parte superior mais larga que a inferior, ou seja, que a testa é larga e o maxilar pequeno, onde as maçãs do rosto são destacadas;
  •         Rosto triângulo: é o inverso do triângulo invertido, isto é, a testa é pequena e o maxilar protuberante;
  •         Rosto losango: a testa e o maxilar são pequenos e as maçãs do rosto muito pronunciadas. Também é conhecido como rosto diamante.

Portanto, a partir do formato do seu rosto, fica muito mais fácil como escolher óculos de grau feminino, a fim de proporcionar mais harmonia e equilíbrio.

 

Dicas para escolher óculos de grau feminino

Mesmo o formato do seu rosto sendo o fator chave de como escolher óculos de grau feminino, veja outras dicas que podem ajudar:

  •         A armação escolhida deve seguir a curvatura das sobrancelhas e jamais escondê-las;
  •         A parte inferior do seu óculos não deve tocar seu rosto, nem mesmo as maçãs do rosto quando você sorri;
  •         Verifique que seu olho está bem centrado na lente e seus cílios não estão em contato com ela;
  •         O quadro do seu óculos deve se localizar entre o canto externo do olho e a extremidade da têmpora.

Sendo assim, recomenda-se experimentar vários modelos junto ao fabricante de óculos, a fim de que o óculos escolhido atenda a esses requisitos.

 

Quais óculos para qual formato de rosto?

Você já viu alguns detalhes sobre o formato do rosto e como é importante descobrir qual é o seu a fim de como escolher óculos de grau feminino que se adapte melhor.

Agora, veja alguns tipos de óculos mais adequados para cada tipo de rosto:

Se o seu rosto é redondo e você deseja acentuar seus traços, você pode escolher armações redondas.

Mas, para promover um certo equilíbrio, opte por modelos com ângulos, retangulares ou quadrados.

No caso do rosto quadrado, os óculos ovais ou redondos são os mais indicados, pois suavizam seus traços e valorizam o seu rosto.

Já o rosto no formato triângulo, diversos tipos se encaixam muito bem, desde que você evite que as armações toquem nas suas bochechas ou muito grandes para o tamanho do seu rosto.

Um rosto oval é considerado ideal em razão de suas proporções equilibradas, logo, se adequa a qualquer tipo de óculos.

Por fim, o formato diamante. A dica é optar por pequenas armações com formatos geométricos ou ovais a fim de minimizar a distância horizontal entre as têmporas.

Conclusão

O principal critério no que diz respeito a como escolher óculos de grau feminino é que você se sinta bem!

Obviamente que essas dicas podem ajudar bastante, mas é a sua personalidade e estilo que ditará antes de tudo a sua escolha!

Deixe seu comentário