Foto: divulgação/Ascom
Compartilhe!

Duas crianças, uma de 5 e outra de 3 anos de idade, morreram por conta do vírus influenza, conhecido popularmente como gripe, até o começo do mês de maio de 2023 na Paraíba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A primeira morte, da criança de 5 anos, aconteceu no Hospital Regional Santa Filomena, na cidade de Monteiro, no Cariri do estado. A data do óbito foi no dia 18 de março. Outra vítima, a criança de 3 anos, morreu no dia 19 de abril, na capital João Pessoa, no Hospital Municipal do Valentina.

Segundo a Secretaria de Saúde, as duas crianças tinham o virus Infuenza do tipo B.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apesar da Paraíba ocupar a 3ª colocação no ranking de estados com mais pessoas vacinadas contra a gripe desde o início da campanha, em 31 de maio, com 25,8%, o estado ainda está longe de alcançar a meta estabelecida de cobertura vacinal.

A Paraíba já aplicou 351.816 doses do imunizante, bem longe da meta de 1.522.325 pessoas imunizadas entre o público-alvo estabelecido pelos órgãos competentes. A meta de vacinação contra a doença é de 90%.

O grupo prioritário para ser vacinado atualmente na Paraíba é composto pelas seguintes categorias: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longe curso; trabalhadores portuários; rodoviário urbano e de longo curso; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

G1 PB

Deixe seu comentário