TRE-PB retoma cadastramento biométrico — Foto: Pâmela Fernandes/G1
Compartilhe!

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retomou na terça-feira (9) o cadastro biométrico de eleitores. O procedimento estava suspenso desde 2020, em virtude da pandemia de Covid-19.

De acordo com o TRE-PB, os 68 Cartórios Eleitorais distribuídos pela Paraíba já estão aptos a realizar cadastro da biometria. Agora, o atendimento também acontece presencialmente, nos Cartórios Eleitorais.

Ainda de acordo com o TRE-PB, pessoas que solicitaram o Título de Eleitor depois da suspensão da biometria (2020) e os que ainda não haviam cadastrado mesmo antes da pandemia, devem fazer o cadastramento biométrico. A falta da biometria pode implicar no cancelamento do Título de Eleitor.

O cadastramento biométrico coleta a assinatura eletrônica, a foto e as impressões digitais para armazenar os dados físicos da pessoa, com objetivo de garantir mais segurança ao processo eleitoral.

Documentação necessária

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Título de Eleitor (se possuir);
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de Alistamento Militar (para jovens do gênero masculino, ano em que completam 19 anos).

Atendimento

Em João Pessoa e em Campina Grande, o atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais e nos Postos de Atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 12h às 19h, e nas sextas-feiras, das 7h às 14h.

Nos demais cartórios da Paraíba, o atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Os demais Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento da Paraíba atendem presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. O contato de cada cartório está disponível no site do TRE-PB.

G1 PB

Deixe seu comentário