O pequeno Enzo Diego, de apenas 42 dias de vida (Foto: arquivo de família)
Compartilhe!

Um bebê de apenas 42 dias de vida faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, na manhã desta terça-feira (16), poucas horas depois de ter dado entrada apresentando sintomas de complicações respiratórias agudas.

De acordo com nota divulgada pela assessoria da UPA, o pequeno Enzo Diego deu entrada por volta das 14:13 da segunda-feira (15) “com queixas de tosse cheia e desconforto respiratório, foi atendido pela médica plantonista que solicitou raio-X e exames laboratoriais”.

O resultado dos exames constatou Bronquiolite Viral Aguda e o bebê teve que ficar internado na própria UPA até que fosse possível transferir ele para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal em algum hospital do Estado. Enquanto isso, o bebê não pôde ficar internado no eixo vermelho do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) por falta de vaga.

Por volta das 20:30 desta terça, foi cedida uma vaga de UTI no Hospital de Trauma de João Pessoa. Mas antes da primeira tentativa de transferência, o bebê teve uma piora e precisou ser entubado, procedimento esse que, segundo a nota, foi feito com sucesso. No entanto, “no momento em que o paciente ia sendo colocado na incubadora para seguir a transferência, teve uma parada cardíaca. Mesmo tendo sido realizados todos os protocolos que o caso requeria, o paciente veio a óbito”, relata a nota da UPA.

Segundo óbito em dez dias 

O pequeno Enzo é o segundo caso, num intervalo de apenas dez dias, de criança cajazeirense que morre durante tentativa de transferência para uma UTI infantil, já que na cidade não existe nenhuma unidade de saúde com esse aparelho.

No dia 07 deste mês, Ana Júlia Mangueira Cardoso, de 2 anos de idade, também precisou ser transferida de Cajazeiras para Campina Grande por causa do seu estado grave de saúde. Um helicóptero do Governo do Estado foi disponibilizado na cidade de Patos, mas a paciente não resistiu e faleceu no trajeto.

Após a repercussão, políticos e gestores de saúde se pronunciaram para dar explicações dos motivos pelos quais Cajazeiras não tem uma UTI neonatal ou pediátrica e as chances de abrir uma.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, até o último dia 11, foram abertos 313 leitos direcionados para o atendimento das síndromes respiratórias, sendo 268 de enfermaria e 45 de UTI. Segundo a secretaria, são 247 leitos pediátricos e outros 62 serão abertos nos próximos dias, incluindo o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

Jocivan Pinheiro – Diário do Sertão

Deixe seu comentário