Compartilhe!

4c7fab7c 7f36 4c8b 98aa c0f9aacf4164A Paraíba aplicou mais de 170 mil doses, neste sábado (20),  em mais um Dia D de vacinação contra influenza, Covid-19 e multivacinação. O objetivo da mobilização foi ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A ação ocorreu em 214 municípios. A ideia é fazer um Dia D mensal até o final do ano.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, disse que neste Dia D o destaque foi a ampliação das vacinas contra a gripe e a bivalente contra a Covid-19. “A vacina contra a influenza (gripe) foi ampliada para pessoas não vacinadas acima de seis meses e a bivalente para pessoas acima de 18 anos”, disse.

Márcia lembrou que a mobilização é para facilitar o acesso da população que não pode sair para se vacinar durante a semana e, dessa forma, atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Até agora, estamos com 53% de cobertura da vacina da influenza, o que vem colocando a Paraíba como o estado que mais vacinou em todo país, mesmo assim, a gente precisa avançar mais, pois a meta a ser cumprida é de 90%”, enfatizou.

A aposentada Rosângela Lira já tinha tomado as vacinas da gripe e da Covid durante a semana. Aproveitou o Dia D para levar os três netos. “É bom demais porque, em pleno sábado, quando eles não têm aula, a gente aproveita pra cuidar da saúde, bem perto de casa. Tão perto que dá pra vir a pé”, disse.

Rosângela se referia à Unidade de Saúde da Família (USF) de Cruz das Armas. Os netos, Angela Maelly, de 15 anos; Angelo Gabriel, de 13; e Ana Vitória, de cinco, tomaram a vacina da gripe. “Não doeu nada. Agora a gente tá bem e não vai tossir e nem espirrar”, disse a caçula da turma.

A estudante Júlia Beatriz, 14 anos, tomou a vacina da gripe e a terceira dose da vacina da Covid. “É muito importante que a população se vacine e, principalmente, os adolescentes que precisam se conscientizar da importância de ficarem protegidos de várias doenças”, falou.

Das 178.577 doses de vacinas aplicadas no Dia D deste sábado (20), 105.059 foram de influenza, 42.821 foram para a vacina bivalente e 14.534 para a monovalente, ambas da Covid-19. Foram 16.163 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (22.071), Campina Grande (12.081), Patos (8.281), Sousa (7.241) e Alagoa Grande (4.880).

SECOM-PB

Deixe seu comentário