Compartilhe!

Oscilação Antártica é um fenômeno físico associado à variabilidade climática presente em regiões extratropicais do Hemisfério Sul, no caso específico do Brasil, esse fenômeno é muito importante para a Região Sul do país, no entanto, outras regiões que também são influenciadas pela atividade das frentes frias, são impactadas pelo fenômeno.

Dessa forma, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Bahia, cujo regime de precipitação está ligado à atividade da frentes frias, sofrem influência desse fenômeno.

Quando a Oscilação Antártica está positiva, o ar polar avança pouco sobre a Região Sul, e consequentemente à atividade das frentes frias na região é muito discreta, no entanto, quando a Oscilação Antártica está negativa, o ar polar adentra em grande quantidade na Região Sul, e com isso as frentes atuam de forma intensa na região.

O regime de chuvas do sul do Nordeste é condicionado à atuação de frentes frias que nos meses de novembro, dezembro, janeiro e as vezes até fevereiro chegam na região atingindo a localidade de Caravelas no sul da Bahia, a partir daí as frentes em sua maioria adentram no Oceano Atlântico Sul, sendo que maioria não penetra no semiárido nordestino.

Texto: Dr. Rodrigo Cézar Limeira
Foto: pixabay.com

Deixe seu comentário