Compartilhe!
Pensando na ressocialização das mulheres que estão cumprindo pena no Presídio Feminino de Patos, a Prefeitura de Patos, através da Secretária Executiva de Políticas para a Mulher (SEPM), está integrando ao Projeto Arte que Liberta o Projeto Castelo de Bonecas (executado na Penitenciária Júlia Maranhão, em João Pessoa), onde uma cela será transformada num ateliê para que as reeducandas possam produzir bonecas de pano.
Na última sexta-feira (19), o arquiteto Clistenes Rocha apresentou o projeto arquitetônico que foi pensado num ambiente mais humanizado para que as reeducandas trabalhem e sintam-se mais acolhidas. “Será um ateliê pensado para ressocialização de maneira na criativa. Onde a gente busca valorizar a arte e o trabalho manual dessas detentas. Então, pensamos em um mobiliário leve, limpo, sem tantas informações, de baixo custo e que atendesse tanto de forma estética quanto de forma funcional a necessidade de todas”, explicou.
Conforme explicou a secretária da SEPM, Brígida Emmanuelli, a implantação desse projeto no Presídio de Patos constitui de três etapas, em que a primeira foi o compromisso firmado durante o evento do dia da mulher, ocorrido em João Pessoa, e agora está sendo finalizada a segunda etapa que é o planejamento e organização do ateliê.
“Estamos na segunda etapa, que hoje estivemos com um arquiteto vendo direitinho como vai ser a distribuição da cela, como será o projeto e confesso que ficamos empolgadas mais uma vez e apaixonada pela organização, pelo profissionalismo e pela dedicação do arquiteto diante dessa situação e vamos agora para a terceira etapa que é assinar esse compromisso entre o prefeito Nabor e João Rosa que é o Secretário Penitenciário do Estado. Então, estamos a todo vapor nessa situação e nesses dias teremos mais novidade com relação a esse projeto”, ressaltou Brígida.
A Diretora do Presídio Feminino de Patos, Alessandra Malaquias, salientou que “é de suma importância essa parceria entre o Governo do Estado e do prefeito  de Patos para que possamos retomar com o ateliê Arte Que Liberta. E dizer que para as reeducandas é de grande valia porque além delas terem como produzir peças vão aprender coisas novas. Isso também serve de remissão, para diminuir suas penas”. Alessandra informou que as reeducandas serão escolhidas tanto pela questão de comportamento como também àquelas que se identificam mais com a parte de artesanato, pintura e costura.
Além da parceria entre Governo Estadual e Municipal, o SEBRAE/PATOS também é um grande parceiro neste projeto, em que vai buscar a parte técnica como também incentivar o empreendedorismo para as detentas.
“O empreendedorismo hoje é de fundamental importância. Nós não podemos pensar em uma mulher só na base costura, mas nós temos que unir costura, artesanato, tudo isso está o empreendedorismo que é o papel fundamental do SEBRAE. E também pensando nessa parte do empreendedorismo social que o SEBRAE vem trabalhando muito, incentivando para que essas pessoas possam colocar seu próprio negócio, crescer, gerar emprego, gerar renda. E isso parte do empreendedorismo social. Quando a gente começa um trabalho como esse focando na sociabilidade dessas mulheres pensamos também nesse empreendedorismo”, enfatizou a gerente do Sebrae/Patos, Anna Stefânea.

Áudio da secretária SEPM Brígida Emmanuelli:

Áudio da diretora do Presídio Feminino Alessandra Malaquias:

Áudio do gerente Sebrae Patos Anna Stefânea:

Áudio do arquiteto Clistenes Rocha:

Coordecom
Deixe seu comentário