Foto: pashminu/Pixabay
Compartilhe!

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (22), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado. O documento aponta que, até o dia 20 de maio, foram confirmados 385 casos na Paraíba, além de um aumento de 30% nas notificações na comparação com a semana anterior.

De acordo com o boletim, os vírus identificados em maior percentual foram o Sincicial (VRS), Influenza B e Rinovírus. A faixa etária de crianças com idade até 9 anos registrou 269 ocorrências de síndromes respiratórias, das quais 14 evoluíram para óbito. Outras 13 vidas foram perdidas por pessoas de faixas etárias superiores. A Paraíba segue com sete óbitos em investigação, sendo três crianças menores de 4 anos e os demais adultos acima de 50 anos.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, explica que um dos objetivos do monitoramento dos casos hospitalizados com SRAG é identificar e acompanhar a demanda de casos e da letalidade para avaliar a assistência ofertada para recomendar as medidas necessárias. Ele afirma que, na Paraíba, o registro dos casos suspeitos de SRAG deve ser realizado por todos os estabelecimentos de saúde que atendem os pacientes hospitalizados e alerta que este é o período sazonal para vírus respiratórios.

“Destacamos a importância da população realizar a etiqueta respiratória e manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra Influenza, que previne contra tipo A e B, e da vacina contra Covid-19. A imunização é o meio mais seguro de proteger da forma grave da doença”, pontua.

De acordo com a SES, até o momento, a vacinação contra influenza atingiu 58,64% de cobertura nos públicos prioritários. O público infantil (crianças de 6 meses a menores de 6 anos) registrou a aplicação de 161.946 doses e tem cobertura de 50,81%. Os idosos com mais de 60 anos alcançaram 61,83% de cobertura.

SECOM-PB

Deixe seu comentário