Chas Newby (Fotos: reprodução/redes sociais)
Compartilhe!

O britânico Chas Newby, conhecido pela breve passagem como baixista da banda The Beatles na década de 1960, morreu aos 81 anos. O músico abandonou a carreira musical para ser professor de matemática do ensino médio. A causa da morte, anunciada por amigos e familiares nas redes sociais nesta terça-feira, não foi revelada até o momento.

Assim como Paul McCartney, Newby também era canhoto. Ele chegou a subir a fazer parte da formação inicial do grupo, ao lado de John Lennon, Paul e George Harrison, e também tocou com Lennon em seu primeiro conjunto musical, os Quarrymen. Segundo o jornal “Guardian”, John pediu ao instrumentista que ele continuasse em turnê com a banda na Alemanha Ocidental, mas Chas preferiu retornar à universidade.

Em sua página do Facebook, o Cavern Club Liverpool, local onde os Beatles iniciaram a carreira, fez um post de despedida em homenagem ao ex-baixista. “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Chas Newby. Curiosamente, ele também foi o primeiro baixista canhoto dos Beatles. Descanse em paz, Chas, pensamentos e votos de felicidades de todos no The Cavern Club”, diz a legenda.

O biógrafo do Beatles, Mark Lewisohn, também fez menção ao músico nas redes. Em sua conta no Twitter, o estudioso afirmou que “ele substituiu Stuart em algumas datas, quando os Beatles voltaram de Hamburgo pela primeira vez, no final de 1960, incluindo a importante data em Litherland. Mais tarde, ele foi um dos Quarry Men também. Um homem encantador, sempre um prazer encontrá-lo”, destacou o escritor da trilogia biográfica do grupo “All These Years”.

Em 2012, em entrevista ao periódico Sunday Mercury, Newby comentou sua escolha profissional. — A música nunca seria um meio de vida para mim. Eu queria fazer química. John, Paul e George, eles só queriam ser músicos. As pessoas, às vezes, não acreditam em mim quando digo que não me arrependo — destacou. — Mas eu realmente não tenho. Eu aproveitei minha vida imensamente — finalizou.

O Globo

Deixe seu comentário