Patos (Foto: Felipe Silva de Medeiros/arquivo Folha Patoense)
Patos (Foto: Felipe Silva de Medeiros/arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

O desejo do sertanejo em ter uma instituição voltada para a região continua aceso. A criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), a partir do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), é somente uma questão de tempo para se concretizar. A quantidade de campi espalhados pelo interior e as longas distâncias geográficas da reitoria são alguns dos fatores que farão isso acontecer.

Em um passado recente, nós, entusiastas, ficamos atentos ao possível surgimento do IFSertão, mas esse anseio foi adiado. Eventos aconteceram na intenção de potencializar a luta pela criação. Por pouco, a instituição não nasceu!

Em 2011, quando idealizei essa iniciativa, embarquei na onda do possível surgimento da Universidade Federal do Sertão da Paraíba (UFSPB), que vinha sendo propalada. A UFSPB também precisa surgir a partir do desmembramento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que surgiu da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e logrou êxito.

A classe política de Patos e região precisa continuar empenhada e comprometida para que exemplos clássicos sejam repetidos. E que as reitorias dessas novas instituições sejam instaladas em Patos, ancorada em critérios técnicos e não políticos, como alguns querem fazer. Não é à atoa que nosso município é o mais importante do Sertão paraibano, com atributos que superam qualquer outro município da região. As discussões precisam continuar!

Espero com alegria pelo momento que a Capital do Sertão da Paraíba, oficializada pela Lei Estadual nº 12.418/2022, possa se consolidar como um centro educacional cada vez mais forte no interior do Nordeste, deixando de ser dependente de Campina Grande e João Pessoa.

Pedro Jorge Nunes da Costa – pjpedrojorge2016@gmail.com

Deixe seu comentário