Compartilhe!

Umas das principais vitrines da cultura paraibana, a Usina Energisa completa 20 anos esse mês e, para celebrar a data, realizará uma programação multicultural neste final de semana, 27 e 28 de maio: o Esquenta Viva Usina. O destaque é para o show da dupla Juzé e Lukete, que se apresenta ao lado dos Gonzagas. O evento contará ainda com ação social com a arrecadação de 1kg de alimento, como ingresso simbólico, que será destinado a comunidades de João Pessoa através da Cufa, a Central Única das Favelas.

Iniciando a programação, no dia 27, a Usina torna público obras, sob a curadoria de Dyógenes Chaves, que trazem os 20 anos como tema, e que, agora, também passam a fazer parte do acervo da Usina. Além disso, o Graffiti do artista plástico Tha Arruda traz, de forma lúdica, sua personagem celebrando a Usina em tons pastéis e envolvido por todas as linguagens abraçadas pelo espaço. Além disso, terá também show de Luana Flores, na Tenda da Música, convidando as mestras Ana do Coco e Vó Mera, a partir das 20h. Já na sala Vladimir Carvalho, às 22h, se apresenta a banda Funkeria.

Já no dia 28, a Usina recebe o show Os Gonzagas + Juzé e Lukete. A dupla paraibana, se junta a banda nordestina levando muita cantoria, poesia e forró para Usina. Os artistas prometem contar e encantar com o que tem de bom e do melhor da arte nordestina e brasileira. A apresentação acontece na Tenda da Música às 19 horas. Antes do show, às 17h00, a família Los Iranzi se apresenta no Palco Bonde, com muita palhaçaria e alegria para todos os públicos. O público ainda vai poder degustar a Feirinha de Gastronomia e Artesanato que estará aberta todo o final de semana, a partir das 15h00.

20 anos da Usina

A Usina Energisa tem sido uma referência na promoção e valorização da cultura na Paraíba e já foi palco de grandes eventos como Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport); Festival Mundo; a Mostra Cinema e Diretos Humanos; festivais de cultura popular como o Festival de Forrozeiros e do Japão, e o tradicional Natal na Usina que, em 2023, chega a sua 10ª edição.

“Temos muito orgulho do legado que a Usina Energisa tem construído na Paraíba ao longo desses 20 anos. São duas décadas acreditando, fomentando e incentivando a rica cultura e os artistas paraibanos, por meio de um espaço democrático que recebe e dá protagonismo as mais diversas expressões artísticas do sertão ao litoral. Entendemos que nosso papel vai muito além do fornecimento de energia, perpassa a inserção na sociedade e a contribuição para o desenvolvimento do estado e suas vocações, entre elas a cultura, que é referência no país. Hoje, além de uma programação multi linguagem, a Usina oferece oportunidades para os nossos artistas, para a geração de renda, lazer, conhecimento, entre outras entregas importantes para o povo paraibano”, afirmou Marcio Zidan, diretor-presidente do grupo Energisa na Paraíba.

Desde sua fundação em 2003, estima-se que quase 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente com a programação da Usina nos últimos 20 anos. Considerada umas das principais vitrines da cultura paraibana, o local apoia e ocupa seus espaços culturais com editais de cessão gratuita e projetos incentivados por Leis de Incentivo à Cultura.

A programação que ocupa os espaços culturais da Usina, além de inclusiva e multilinguagem, valoriza à cultura regional, o fomento à economia criativa, o intercâmbio de sotaques e saberes e a promoção das diversidades, prezando pela democratização cultural através de ações de difusão e formação artística, e com atividades majoritariamente gratuitas e alinhadas com processos de educação e compromissos públicos do Grupo Energisa para o desenvolvimento sustentável.

 

Viva Usina

O projeto Viva Usina vem como celebração dos 20 anos da Usina Cultural Energisa em João Pessoa, através de ocupação cultural com artistas de toda a Paraíba entre julho e novembro. A iniciativa vai gerar 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e público estimado de 45 mil pessoas.

As propostas podem ser enviadas até o dia 31 deste mês através do site www.vivausina.com. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp.

A análise das propostas ocorre de 1º a 18 de junho e o anúncio dos vencedores sai no dia 19. Um júri composto por agentes culturais de diversas regiões do estado nas áreas que o edital contempla vai analisar os projetos. No total, 142 propostas serão escolhidas.

Quem prestigiar os shows deste final de semana pode conferir o ponto que o projeto Viva Usina vai montar no local para tirar dúvidas e estimular as inscrições que já vão entrar em sua última semana.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

Veja a programação completa de aniversário:

 

Sábado, dia 27:

15h – Abertura da Feirinha de Artesanato e gastronomia e galeria de artes

20h – Show de Luana Flores convidando Mestra Ana do Coco de Mestra Vó Mera (tenda da Música)

22h – Show de Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)

Domingo, dia 28:

15h – Abertura da feirinha de artesanato e gastronomia

15h – Abertura galeria de artes

16h – Apresentação de circo Los Iranzi

19h – Os Gonzagas + Juzé e Lukete

Assessoria – Energisa

Deixe seu comentário