Compartilhe!

Na última quarta-feira, 31/05, a reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) publicou portaria criando uma comissão de desmembramento e expansão da instituição.

Com essa novidade, o processo de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB), com sede em Patos, segue em andamento, compreendendo os campi situados na região, inclusive o de Santa Luzia, e pode seguir para as próximas etapas.

A idealização da nova instituição surgiu em 2011, quando o jovem Pedro Jorge Nunes da Costa teve a iniciativa de formular um recorte geográfico que, além dos campi de Patos e Santa Luzia, também absorve os de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel e Sousa. Com o passar dos anos, a bandeira pelo desmembramento ganhou força a partir de Patos, alcançando os demais municípios.

A missão do IF do Sertão com sede em Patos é explorar o potencial tecnológico do Semiárido, com sua abundância em Sol, sua terra rica em mineração e agricultura, estimulando a criação de um polo de tecnológico em um futuro breve para exportar tecnologia de ponta e trazer novas empresas, como faz Campina Grande, que atualmente é o celeiro de profissionais de tecnologia através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), ação que acontece também em Recife com o seu “Porto Digital”. Essas cidades estimulam a vinda e criações de startups que contribuem para a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

Veja a portaria:

Imagem do WhatsApp de 2023 06 02 as 15.42.49

Imagem do WhatsApp de 2023 06 02 as 15.43.33

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário