Compartilhe!

Em participação no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, nesta segunda-feira (24), o procurador do município de Patos, Alexsandro Lacerda, abordou a atual situação do lixão na cidade e os esforços para implementar um novo modelo de gerenciamento de resíduos sólidos.

Segundo ele, a cidade de Patos deu um importante passo rumo à sustentabilidade ambiental ao deixar de enviar resíduos sólidos para o lixão. Uma estação de transbordo foi construída, e agora todo o lixo produzido na cidade é encaminhado para um aterro sanitário, proporcionando uma destinação adequada e responsável aos resíduos.

Há aproximadamente 15 dias, a coleta domiciliar não tem mais direcionado nenhum material ao antigo lixão. Os promotores locais têm agendado reuniões com o prefeito de Patos e a secretária do Meio Ambiente, visando efetivar o fechamento oficial do lixão.

Embora a estação de transbordo já esteja em funcionamento, o procurador destaca que ainda está em fase de testes, visando garantir que tudo funcione de forma adequada e eficiente. A importância dessa etapa é assegurar a plena funcionalidade do novo sistema de gerenciamento de resíduos.

Nesse processo de mudança, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem se mostrado atuante, dialogando com as pessoas que residiam próximo ao lixão. Compreendendo as dificuldades que algumas famílias podem enfrentar durante essa transição, a gestão está sendo oferecido um acolhimento especial. Através de subsídios, busca-se viabilizar fontes de renda alternativas, como o aluguel de um carro e a disponibilização de uma área para que possam atuar na coleta seletiva.

Essa abordagem visa não apenas mitigar possíveis impactos socioeconômicos, mas também incentivar a continuidade da coleta seletiva, garantindo a participação ativa da população na preservação do meio ambiente.

Procurador Alexsandro Lacerda | Áudio: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM:

Patosonline.com

Deixe seu comentário