O Programa “Avança Rural” da Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, está a todo vapor. Chega, portanto, em uma nova fase com as praças rurais, a primeira delas sendo feita no Sítio Baraúnas, ao lado da capela da comunidade. A população local, que aguardava ansiosa por melhorias que possibilitassem maior convívio e lazer entre seus moradores, recebeu a notícia com muito entusiasmo.

A Praça Pública promete se tornar o ponto de encontro para famílias e amigos durante as noites e finais de semana. Mas especialmente no período da festa de Nossa Senhora de Fátima, em maio, dia 13, recebendo os paroquianos da cidade e das redondezas, bem como os filhos ausentes, que nessa época visitam suas famílias.

No dia a dias das crianças, a praça será um local seguro e propício para que possam brincar e se divertirem livremente, um estímulo à socialização e à integração entre os pequenos moradores.

É importante dizer que o lançamento do programa “Avança Rural” ocorreu em maio, no gabinete do prefeito Dr. Jefferson. Com essa iniciativa, a Gestão objetiva promover o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades rurais do município.

Uma das primeiras obras a serem iniciadas foram as cisternas e passagens molhadas, nos sítios Gatos e Baraúnas, respectivamente. Ao todo, o projeto contempla 100 cisternas que vão beneficiar moradores dos quatro cantos do vasto território rural.

De acordo com o secretário de agricultura do município, Kival Júnior, essa etapa do projeto está bastante avançada, inclusive, as cisternas da região (leste) de Gatos, Várzea Alegre e parte do Arraial já foram concluídas.

As equipes de trabalho estão agora na direção sul, mais precisamente nos sítios Queimadas, Jatobá, Serra Branca. Em seguida, será a vez de Cupim e Angola (oeste), e, para finalizar, no lado norte com Baraúnas e Tapera.

Para Kival Júnior, com o “Avança Rural”, São Mamede estará garantindo mais segurança hídrica para os moradores da zona rural.

A construção de 50 mata-burros é outro importante benefício para a população do campo, porque trará mais segurança para o tráfego nas estradas de terra, e será implementado em toda a área rural da cidade.

Como parte das ações do avança, também consta a reforma de escolas do campo. O grupo escolar de Serra Branca está sendo o primeiro contemplado com a obra, que começou justamente hoje, segunda-feira, 24 de julho.

Já a construção das passagens molhadas do projeto, vale dizer que são oito ao todo, dentre essas, duas foram concluídas e entregues no fim do mês de junho. A saber, uma no riacho Sabino Maracanã, que fica na região Tapera, e outra no riacho do Maipú em Baraúnas.

Na época, o prefeito Dr. Jefferson e o vice Chaguinha Lopes, conferiram in loco a obra feita em Baraúnas. Estavam junto com o prefeito e o vice, além do secretário Kival Júnior, o engenheiro civil e fiscal das obras da prefeitura, Daniel Silas, e o diretor de transportes Mazzarope Medeiros.

Assessoria

Deixe seu comentário