A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da gerência de Atenção Especializada em Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, no auditório do IFPB, uma qualificação voltada para a prevenção do suicídio em Atenção Psicossocial. O objetivo foi qualificar ainda mais as estratégias que serão adotadas durante a campanha Setembro Amarelo.
O público-alvo foi formado por profissionais dos CAPS, do CER, Frei Damião, Atenção Básica, Atenção Especializada e Educação.
Os ministrantes foram os enfermeiros Eder Dantas e Glauber Santos, ambos do Rio Grande do Norte, que atuam nos serviços de saúde mental com foco na prevenção das mortes por suicídio.
Eder Dantas, enfermeiro doutorando e mestre atuante na rede de assistência à saúde mental no Rio Grande do Norte, disse que aceitou o convite com grande satisfação e que veio contribuir com a preparação da campanha Setembro Amarelo que está sendo planejada pela Secretaria de Saúde do município.
O psicólogo Ítalo Tenório, que atua no CAPS AD de Patos, enfatizou que a luta para evitar as mortes por suicídio é incansável e que essa oportunidade de preparar as equipes para enfrentar essa demanda vem como presente para os profissionais da saúde mental. Ele acredita que unindo forças de forma intersetorial terá uma eficácia ainda maior.
A médica psiquiatra Dra. Caliandra Vasconcelos considerou que a chegada do mês de setembro exige mais empenho das equipes de saúde mental e que essa capacitação vem unificar as estratégias para a campanha.
Poliana Xavier, enfermeira no CAPS 2, ressaltou que todo conhecimento atual que possa contribuir para melhorar as abordagens em relação ao tema com certeza qualifica ainda mais os serviços que atuam na saúde mental.
Áudio de Poliana Xavier – enfermeira da Saúde Mental do município:
Áudio de Caliandra Vasconcelos – médica psiquiatra (saúde mental de Patos):
Áudio de Eder Dantas – enfermeiro atuante na rede de assistência à saúde mental no RN:
Áudio de Italo Tenório – psicólogo da saúde mental do município:
Coordecom