Imagem: reprodução/Patosonline.com
Compartilhe!

Um incêndio criminoso registrado na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, no município de Condado, na Região Metropolitana de Patos, atingiu uma rede de alta tensão e afetou o fornecimento de energia em pelo menos 20 cidades do Sertão.

De acordo com informações chegadas à redação do Patosonline.com, o incêndio teve início por volta das 9h, próximo à Escola Trajano Pires da Nóbrega. Os relatos apontam que uma moradora mandou atear fogo em um montante de lixo que estava às margens da estrada em frente a sua residência.

No entanto, devido ao calor e às altas temperaturas, o fogo rapidamente se espalhou pela vegetação seca e tomou proporções ainda maiores, atingindo a rede de alta tensão.

O serviço foi imediatamente interrompido e deixou a cidade como também outros municípios, a exemplo de Patos, completamente sem energia e com intermitências durante alguns minutos.

Ainda segundo as informações, a polícia teria ido até a casa da mulher responsável pelo incêndio criminoso. Ela foi detida e responderá pela prática de crime ambiental.

O fogo foi controlado e equipes da Energisa estiveram no local para realizar os reparos na rede e restabelecer o fornecimento de energia.

A equipe do Patosonline.com fez contato com a assessoria da companhia e fomos informados de que até às 09h40min, o serviço já havia sido normalizado em todas as cidades afetadas.

Confira a nota abaixo:

A Energisa esclarece que na manhã dessa quarta-feira (25), uma queimada, registrada no município de Condado, danificou duas linhas de transmissão, afetando o fornecimento para cerca de 20 cidades do Sertão da Paraíba. A companhia atuou rapidamente, por meio de recursos de automação de rede, que permitiram restabelecer o fornecimento remotamente em até 5 minutos, para 92% dos clientes afetados. Às 9h40 a energia já havia sido completamente normalizada para todos os clientes.

A concessionária reforça que a prática de queimadas, além dos danos ambientais, também causa prejuízos à rede elétrica, gerando riscos à população. A falta de luz, para além de danos domésticos, pode prejudicar o funcionamento de escolas, comércio, hospitais e bancos.

No caso de sinal de fumaça ou foco de incêndio é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193 e caso o fogo esteja próximo à rede elétrica, ligar para a Energisa, por meio do número 0800 083 0196.

Felipe Vilar – Patosonline.com

Deixe seu comentário