Início Amanhã pode ser tarde!

Amanhã pode ser tarde!

Essas considerações também são tardias. Causa-nos mal estar. Mas é preciso considera-las.

Há poucos dias acordamos com a notícia de uma tragédia que abateu o nosso futebol. A aeronave que conduzia alguns dirigentes, jornalistas e jogadores da Chapecoense (cidade acolhedora do interior do estado de Santa Catarina), para Medellín, na Colômbia, despencou dos ares e abriu uma cratera em terras colombianas. Mais uma tragédia da aviação, ceifando vidas brasileiras. Morreram 71 pessoas. Pouquíssimos passageiros escaparam com vida.

Uns não embarcaram neste avião por um motivo ou outro. Outros não tiveram a mesma sorte e voaram. A vida realmente é um sopro. Uma hora, deixamos Tudo para Depois e saímos ilesos. Em outra hora não podemos deixar Nada para Depois e acontecem tragédias dessa natureza.

Agradecemos profundamente ao povo colombiano pela ajuda que deram às famílias brasileiras e pelas homenagens que fizeram aos que perderam suas vidas nessa viagem sem volta. Para todos nós brasileiros a Colômbia e o povo colombiano ficarão na nossa memória para sempre. O povo colombiano deu grande exemplo de humanismo e solidariedade. Também jogadores europeus, antes dos jogos realizados naquele continente, prestaram suas homenagens aos nossos jogadores, dirigentes e jornalistas que se foram. Mas a Colômbia acolheu o Brasil como uma família.

A vida nos prega peças. Uns não viajaram por um ou outro motivo, e continuam tocando a vida. Eu costumava justificar os maus acontecimentos com um amigo meu na adolescência, dizendo “É o destino!” Ele retrucava: “É o destino, não! É o descuido!” Parece ser “nem uma coisa nem outra”.

Por que fazemos Tudo Agora ou deixamos Tudo para Depois?

Começa assim… Depois eu ligo, Depois eu faço, Depois eu falo, Depois eu mudo, Depois eu vou…

Deixamos Tudo para Depois como se Depois fosse o melhor. Na grande maioria das vezes, não funciona assim. Mas, dessa vez, no voo da delegação da Chapecoense, foi melhor, para quem deixou Tudo para Depois.

Mas como devemos agir? Deixarmos Tudo para Depois ou fazermos Tudo Agora?! É difícil de premeditar. Não somos donos do nosso futuro. Somente Deus sabe quando devemos Partir e quando devemos deixar para Depois. Presume-se que, para quem Não Embarcou nessa viagem, ainda não tenha chegado a “hora”.

Não entendemos porque, muitas vezes, Deixamos Tudo para Depois, como se Depois fosse melhor. Mas por quê? Pressentimento? Não sabemos. Se Depois o café esfria, Depois, a prioridade muda, Depois o encanto se perde, Depois a saudade passa, Depois tanta coisa muda, Depois os filhos crescem, Depois a gente envelhece, Depois o dia anoitece, Depois a vida acaba.

Seria interessante se pudéssemos não deixar Nada para Depois? Ou deixarmos Tudo para Depois? Porque na espera do Depois você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os maiores amores e Todas as bênçãos que Deus tem para você. Mas (quem sabe?) se esperarmos um pouco mais, poderemos ter tudo isso, também.

Deus poderá nos dar bênçãos em todas as horas, em todos os momentos, por muito tempo. Nesta, e na outra vida.

Por outro lado podemos lembrar que Depois pode ser Tarde Demais. Portanto, o dia é hoje. Amanhã é tarde. Será?!

Sêneca dizia: “Ama! Ame como se fosses morrer hoje!”

Demonstre o seu amor hoje, como se você estivesse numa despedida. Fale com as pessoas de tal modo que elas guardem de você as palavras mais tenras. Não perca a oportunidade de mostrar seu afeto a cada pessoa que cruzar o seu caminho hoje. Não adie o amor, não adie o sorriso, o olhar de candura, a boa palavra, o abraço caloroso e o beijo de ternura, porque ninguém sabe se Amanhã reencontraremos essas pessoas.

Um dia sem amor, é um dia perdido! É um dia que não volta mais!

Somos espíritos mortais, mas a experiência na Terra tem prazo de validade. E ninguém sabe quando esse prazo expira.

Dedicamos este texto a todos aqueles que perderam suas vidas “antes do Tempo esgotado; antes do prazo de validade vencido”.

José Cadmo Wanderley Peregrino de Araújo

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!