Início Decadência do futebol brasileiro

Decadência do futebol brasileiro

Não é segredo de ninguém que o futebol brasileiro vem decaindo dia a dia. Já não encanta e já não é mais tão respeitado mundo afora. Depois da nossa participação na última Copa do Mundo, quando, inclusive, passamos a maior vergonha na história do nosso futebol quando sofremos a maior goleada de todos os tempos( 7 x 1 para a Alemanha), agora vem o fiasco da Copa América. O Brasil foi eliminado pelo Paraguai e, pasmem, chegou a povoar o meio de campo pra segurar o resultado  de 2 x 1, contra a inexpressiva Venezuela. Mas, porque o futebol brasileiro perdeu o seu encanto?

Na verdade, todo mundo é um pouco culpado pelo o que está acontecendo com o nosso futebol. Hoje em dia, não se faz mais um trabalho a longo prazo e com planejamento adequado, como se fazia antigamente. Os grandes clubes, por exemplo, queimam promessas muito cedo, e a todo momento, mudam de treinador, inclusive, treinadores de base. O resultado disso, é a falta de tempo para elaboração de um trabalho mais consistente, mas eficaz. A consequência dessa falta de elaboracão, é a não preparação no tempo certo dessas jovens promessas.

Infelizmente, o futebol brasileiro tem a cultura do imediatismo. Não se tem paciência com treinadores, por exemplo. Se um técnico ganha dois, três jogos seguidos, logo é aclamado como “gênio”. Mas se acontece o contrário, logo é demitido e considerado “incompetente”. As diretorias fazem isso para atender o clamor da torcida. Ficam trocando de treinador a cada derrota, dificultando a realização de um bom trabalho a médio e longo prazo.

Mas, nada pior que a corrupção que reina na esfera maior do futebol brasileiro, para contribuir para essa decadência. Clubes quebrados, mas dirigentes podres de ricos. A CBF, que além da roubalheira, não consegue organizar um calendário eficiente para o futebol brasileiro. A própria rede Globo de televisão, que monopoliza as transmissões esportivas, e, só Deus sabe como acontece esta parceria entre ela( Globo) e a CBF. Tudo isso faz parte na escalada da inoperância do futebol brasileiro nos dias de hoje.

Somos ainda uma grande fábrica de craques. Mas como impedir que jovens talentos sejam vendidos a preco de banana para a Europa. O mais incrível, vão embora para depois voltarem quando já estão, praticamente, em fim de carreira.

Antes, qualquer garoto sonhava em jogar no Flamengo, Corinthians, Vasco, Botafogo, e, em outros grandes clubes do Brasil. Depois sonhavam com a camisa da seleção. Hoje, sonham com o Barcelona, Real Madrid, porque somente assim, têm chances de vestir a camisa do nosso selecionado.

Outros motivos também têm sido preponderantes para esta decadência, que num outro comentário iremos enfocar. Uma coisa, porém, é certa: Uma mudança radical tem que acontecer no futebol  brasileiro, sob pena de ficarmos fora pela primeira vez de uma Copa do Mundo.

Luis Carlos

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!