Início Disfunção Sexual Feminina

Disfunção Sexual Feminina

Imagem ilustrativa

A atividade sexual é dividida em 4 fases:
– Desejo: Entende-se como sendo o momento anterior a atividade sexual no qual a pessoa fantasia a respeito e sente-se motivada para ter relações;
– Excitação: Não afeta apenas o aspecto psicológico, inclui também as primeiras respostas fisiológicas que preparam o organismo para a relação, ou seja, a lubrificação;
– Orgasmo: Refere-se ao ápice do prazer sexual em que ocorrem contrações dos órgãos sexuais, ocorrendo uma contração dos músculos do assoalho pélvico (períneo) e contrações rítmicas do esfíncter;
– Resolução: Ocorre um relaxamento e sensação de bem estar.

Entretanto, diversos tipos de disfunção sexual feminina podem afetar a resposta sexual nessas 4 fases: o transtorno do desejo sexual hipoativo e o da aversão sexual que afetam a fase do desejo, e assim ocorrer disfunções sexuais definidas como transtornos que afetam a vida sexual da mulher.
A maioria das vezes, é devido ao preconceito e desinformação em relação a eles e ainda porque tais dificuldades dificilmente são encontradas sozinhas, podendo vir associadas a transtornos psicológicos como depressão, síndrome do pânico e ansiedade e/ou patologias orgânicas como infecções nos órgãos sexuais e diabetes; e ainda fatores agravantes e determinantes que dificultam a compreensão geral das dificuldades em relação ao desenvolvimento da atividade sexual.
Podem acontecer os transtornos de excitação sexual feminina, a ausência do orgasmo, o vaginismo e dispaurenia.
Tais transtornos devem ser diagnosticados a partir do relato de sofrimento da pessoa, pois não há exames fisiológicos que podem determinar o grau de sofrimento da mulher em relação a essas disfunções.
O tratamento é realizado através do diagnóstico do Ginecologista ou Urologista, onde a mulher deverá ser encaminhada para o Fisioterapeuta especialista em sexologia e o psicólogo, caso tenha traumas psicológicos.
Na Fisioterapia tenho desenvolvido um tratamento especializado, onde realizo uma consulta, avaliando todas as causas emocionais, orgânicas, alimentares e musculares. São marcadas outras consultas, onde convidamos o parceiro a participar.

Francisca Lacerda Maracajá

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!