Início Lar perigoso lar! Agir com segurança no lar promove a saúde da...

Lar perigoso lar! Agir com segurança no lar promove a saúde da família

Imagens ilustrativas

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos são as principais causas de morte de crianças e idosos no Brasil.

De acordo com a última estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em 2014, o Brasil ocupa o 16° lugar no ranking mundial da violência. Toda essa violência nos deixa preocupados com os perigos aos quais estamos expostos em nossas casas como, assaltos, arrombamentos e vandalismos. Procuramos nos blindar tanto, de todas as maneiras, que acabamos não nos dando conta de outros perigos que podem ser até mais violentos. Os acidentes domésticos.

Existem muitos perigos dentro de nossa casa e frequentemente não damos a devida atenção a eles, por imaginarmos que nossa casa é o lugar mais seguro do mundo. Apesar de ser um fato que acontece diariamente, as pessoas ainda não dão a devida atenção para esse assunto tão delicado e que deveria ser debatido de maneira adequada para evitar novos acidentes a cada dia.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os que mais sofrem por conta de acidentes domésticos são os idosos e as crianças com até nove anos de idade. De acordo com a análise cerca de 75% de lesões sofridas por idosos são causadas por conta de acidentes domésticos que podem levar a morte. Os dados revelam ainda que cerca de 5,3 milhões de crianças com até nove anos de idade morrem por ano no Brasil por causa desses acidentes. As causas são diversas podendo ser: quedas, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, etc.

No entanto, existem alguns cuidados que podem e devem ser feitos para evitar possíveis acidentes. É importante ficar atento à arrumação dos móveis na casa, evitando obstáculos que possam atrapalhar a passagem dos idosos na circulação da casa. Além disso, é importante deixar objetos pequenos fora do alcance das crianças e entre outras coisas como cordas, lenços e coisas que possam levar a asfixia.

Cuidados redobrados em banheiros e cozinhas que são os cômodos que possuem maior possibilidade de quedas e outros tipos de acidentes ocasionando em lesões, machucados (permanentes ou não) e em casos mais graves, levando a morte. Por isso o uso de tapetes de borracha antiderrapante são fundamentais para evitar escorregos, que podem ter efeitos desastrosos, especialmente em crianças e idosos. No caso do idoso, é de grande importância que haja corrimãos nos banheiros, perto do vaso sanitário, dentro do box, próximo da porta e onde mais for necessário para dar melhor acessibilidade e equilíbrio. O vaso sanitário, o bidê e a pia não foram projetados para se apoiar ou subir neles. Eles podem quebrar ou se soltar e causar lesões graves. Portanto se tiver criança em casa, que ela tenha um banquinho para poder utilizar a pia sem subir ou se debruçar. Vale ressaltar que, água e eletricidade não combinam. Por isso, no banheiro, sempre deixe longe da água aparelhos elétricos como secadores, chapinhas, baby lis, barbeadores elétricos ou qualquer outro aparelho.

A cozinha é outro cômodo que representa grande perigo para os baixinhos. Esteja muito atento aos armários, certifique-se de providenciar travas para todos os armários que estiverem ao alcance deles. É mais seguro colocar as panelas sempre nas bocas de trás dos foções, com os cabos virados para dentro e longe das crianças, para evitar queimaduras.

Produtos de limpeza e remédios devem ser guardados em locais altos e longe do alcance das crianças, o colorido das embalagens pode atrair os pequenos e colocar em risco a saúde deles. Álcool só em gel. Nunca utilize, em sua casa, álcool líquido pois esse volátil é muito inflamável e pode causar queimaduras e incêndios.

Como se vê, nossa casa está cheia de armadilhas e estamos expostos todos os dias a vários perigos, por isso, podemos dizer que todo o cuidado é pouco e ter a conscientização é fundamental para darmos o primeiro passo e protegermos aqueles que nós tanto amamos. Prestar a atenção nesses pequenos detalhes é uma forma de prevenir para que esses acidentes não aconteçam.

 

Lusângela de Azevedo Silva Rodrigues – lusangela013@gmail.com

Jornalista e Técnica de Segurança do Trabalho

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!