Início Período chuvoso do semiárido da Paraíba termina com 21 açudes secos e...

Período chuvoso do semiárido da Paraíba termina com 21 açudes secos e outros 38 açudes com menos de 20% de suas capacidades

Açude do Jatobá, em Patos. Foto: Folha Patoense

O semiárido do Estado da Paraíba teve chuvas muito irregulares esse ano, conforme previa o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira.

Dos 132 açudes monitorados pelo governo do Estado da Paraíba e que abastecem cidades paraibanas, 59 estão com pouca água, e quase todos esses reservatórios estão situados na região de clima mais problemático do Estado, que é o semiárido, o qual corresponde às regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão.

Dos 59 reservatórios monitorados, 38 têm entre 5% e 20% de suas capacidades, e outros 21 têm menos de 5%, estando praticamente secos, esses dados são oficiais e obtidos hoje, 27 de maio do site da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba).

De acordo com os dados, a Barragem da Farinha foi o único reservatório de porte razoável que encheu e transbordou esse ano no semiárido do Estado, comportando aproximadamente 25 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com o levantamento, no início do período chuvoso havia 76 açudes com pouca água no interior da Paraíba, agora no término do período chuvoso, o número é de 59 reservatórios com pouca água.

Portal Ciência em Foco

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!