Início Porque Patos precisa de uma Vila Olímpica?

Porque Patos precisa de uma Vila Olímpica?

Estudos comprovam a importância e a influência que o esporte tem na Inclusão social de crianças

Há muito que se fala numa vila olímpica para Patos. De fato, a cidade já deveria ter um obra como essa. Por descuido ou incompetência dos nossos políticos, entre ano e sai ano, e não se apresenta um projeto convincente para construção de tão importante obra. Muitas cidades com menor potencial que Patos, conquistaram o direito de ter a sua vila olímpica. Então, o que falta para que a cidade seja beneficiada com a sua vila?

O ano passado, tive a oportunidade de conhecer o belíssimo trabalho que é desenvolvido pelo município de Canidezinho, uma pequena cidade do interior do Ceará. A prefeitura da cidade, em parceria com o governo do estado e o governo federal, construíram uma vila olímpica e desenvolveram um projeto chamado “Esporte na minha cidade”, onde são desenvolvidas atividades como: aulas de dança de salão, Ginástica, jogos de tabuleiro, oficinas de lazer, gincanas culturais, torneio de atletismo, de futebol, de vôlei, de basquete, curso de formação e capacitação esportiva, entre outros. Tudo grátis e tudo voltado para a comunidade. Seja criança, adolescente, adulto, não importa, todos participam. Porque não temos isso em Patos?

A construção de uma vila olímpica é o desejo de todos os patoenses. Mas parece que os nossos políticos não pensam assim. A Vila Olímpica representa para o município, a conscientização da importância da prática esportiva e de um bom lazer para todos os seus habitantes. Mais que isso, contribui para as melhorias no desenvolvimento de políticas públicas, com a introdução dos esportes como instrumento de Inclusão Social.

A professora e estudiosa, Ana Amélia Neri, cearense, fez um estudo onde mostra a importância e a influência que o esporte faz na Inclusão Social de crianças e adolescentes. Ela comprovou, através desse estudo, que nos lugares onde foram construídas Vilas Olímpicas, essa Inclusão Social, teve um índice bastante elevado e a qualidade de vida da comunidade melhorou.

Como, então, os nossos políticos são tão insensíveis a isso? Não se entende porque eles (os políticos de Patos) nunca tiveram a preocupação de pôr em execução, uma política que visasse estimular a prática esportiva. Notadamente, quando se sabe os benefícios que advirão dessa prática. O Esporte é um dos grandes instrumentos que pode ser utilizado para modificar a sociedade. Ou seja, capaz de incluir qualquer um socialmente. A construção de uma Vila Olímpica seria um desses elos para a inclusão Social. Crianças, jovens, adultos, branco, negros, portadores de deficiências físicas e mentais, todos seriam beneficiados. Por tudo isso, seria importante a construção de uma Vila Olímpica em Patos. Temos consciência que é um grande desafio, mas é perfeitamente viável!

 

Luis Carlos

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!