Início Ubuntu

Ubuntu

Um dia um antropólogo estava estudando usos e costumes de uma tribo africana, quando, ao final dos trabalhos, propôs uma brincadeira às crianças da região. Colocou um cesto cheio de doces debaixo de uma árvore e, em seguida, propôs uma corrida, dizendo: “Olha! Quem chegar primeiro leva o cesto”. As crianças se alinharam prontas para correr e, quando elas estavam prontas para correr, ele disse: JÁ! Todas deram as mãos e correram juntas até a árvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas. O antropólogo olhou curioso para aquela situação, e, uma das crianças olhou de volta para ele, e disse: “UBUNTU, tio! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes?!”

Ubuntu é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa “Sou quem sou, porque somos todos nós!”.

Uma pessoa adepta do Ubuntu tem consciência de que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado; ela sabe que o mundo não é uma ilha; que ela precisa dos outros para ser ela mesma.

Ubuntu fala de respeito, fala de paz uns com os outros; Ubuntu é compaixão, partilha, empatia. Ubuntu diz que, ser humano é ser como os outros, e ser como os outros, deve ser tudo.

Assim como Deus é unidade plural, nós seremos mais humanos se formos um com nossos semelhantes. Em outras palavras, gente precisa de gente para ser gente. Na verdade, quanto mais dedicado a outras gentes, mais gente você se tornará. E a oração é que você faça, a partir de hoje, mais alguma coisa por alguém. Hoje, amanhã e sempre. Enxergue o outro! Conecte-se com gente. Faça alguma coisa por alguém, até porque ninguém é alguém sem outro alguém. Somos seres únicos, mas fomos feitos pra viver coletivamente. Deve ser por isso que na oração que Jesus nos ensina Ele diz que o Pai é Nosso; Ele diz que o Pão é Nosso; quando pede livramento, Ele diz Livra-Nos. E diz a Nós que Venha ao Teu Reino. “Nós” significa uma mensagem que precisa, não estar só na nossa boca, mas precisa estar dentro do nosso coração.

Você precisa, pra ser gente, estar diretamente ligado com vínculo de amor, de amizade e de afeto com outra gente.

Vire-se para o ser humano e pratique sua fé nele.

Ubuntu para você!

(Autoria desconhecida) 

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!