?
Compartilhe!

O secretário de Agricultura, João Paulo Lacerda; a secretária de Saúde, Andressa Lopes; e o adjunto da Infra Estrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, estiveram reunidos na manhã desta quinta feira (30/03) com os agropecuaristas, Pierre Landolt e Hercules Sidney Firmino (Siduca), com o objetivo de apresentarem projetos para a implantação de um abatedouro público municipal com padrões que obtenha o certificado, Serviço de Inspeção Federal – SIF.

Pierre Landolt que já domina a tecnologia em suas fazendas com certificados de vários órgãos de inspeção, apresentou um projeto para abate de animais de pequeno porte.  Em levantamentos realizados por sua equipe, constatou que nas regiões de Pombal, Aparecida e Sousa a produção chega a mais de 80 mil animais que somados a região de Patos, garantiria uma quantidade significativa de abate, gerando emprego, renda para o município e produtores, como também incentivos para produção de couro, através de curtumes e outros derivados de origem animal. Aliado a isso, ainda teria as condições necessárias para a criação de um frigorífico em cooperativa com produtores e comerciantes de Patos.

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, mostrou-se extremamente satisfeita com a idéia, uma vez que um projeto desta magnitude só contribui para a prevenção de saúde da população ao consumir produtos de qualidade e higiene. A qualidade da carne é um dos itens que precisa de muita atenção e o momento não poderia ser mais oportuno, principalmente depois das operações da Polícia Federal nos frigoríficos do país.

O secretário Adjunto da Infraestrutura e Urbanismo, Antônio Assis de Medeiros, ressaltou a importância da fiscalização do produto (carne) e citou os exemplos que são vistos em tarimbas espalhadas em vários pontos da BR-230. Ele ainda sugeriu a construção dos locais de abate de animais, observando os padrões de higiene. Ainda relembrou a antiga feira de animais que acontecia próximo ao matadouro público de Patos.

Hercules Sidney Firmino enfatizou a cobrança junto aos políticos que atuam na região, para a destinação de emendas parlamentares que visem fortalecer a cadeia produtiva desta área polarizada por Patos, incentivando a geração de emprego e renda. Ele próprio se comprometeu em cobrar de parlamentares que tem relacionamento, recursos para a criação do abatedouro.

João Paulo Lacerda, secretário de Agricultura do município, apresentou um projeto de construção semelhante ao de outra localidade do Nordeste, além dos custos que seriam necessários para tornar o projeto, realidade. Em levantamentos apontados por João Paulo, a renda obtida com o abate e comercialização dos produtos derivados deste comércio, gerariam rendimentos relevantes para toda a região, envolvendo vários ramos de negócios como: transporte, combustível, restaurante e diversas outras áreas.

Ao final do encontro, os participantes ficaram de marcar um novo debate, desta vez com abatedores da região para discutirem prioridades e necessidades para colocar em prática o mais rápido possível.

Assessoria

Deixe seu comentário