Compartilhe!

Vizinhos de um homem denunciam o SAMU/Patos por negligência devido à falta de atendimento a um homem conhecido como  Nego Chico, de aproximadamente 40 anos. O fato aconteceu na manhã de ontem, 15, no Vista da Serra, em Patos.

De acordo com Ana Lúcia Ribeiro, Nego Chico estava em seu bar, mas não tinha ingerido bebida alcoolica pela manhã. Segundo ela, o homem bebeu no domingo, mas, nesta segunda começou a passar mal no bar chegando a espumar pela boca e sentir dores.  Ela lamentou e reclamou do fato de os vizinhos terem ligado para o SAMU e o órgão de saúde não ter ido fazer o atendimento.

“Ele gritava como se fosse um animal, quando amanheceu o dia eu pedi ajuda aos meninos aqui ai ele já estava vomitando. Mandei chamar a vizinha, ela veio, ligou para o SAMU, contou a situação do rapaz que estava agonizando. O médico perguntou se ele bebia e eu disse que sim, mas ele disse que não atendia bêbado. Isso é uma desumanidade, é um ser humano, é uma vida, venham pelo menos dá uma assistência se não querem levar”,  lamentou Ana Lúcia.

A mulher ainda reclamou que a população paga os impostos para receber atendimento e na hora da precisão não recebe o atendimento.

“A gente paga imposto até por um palito de fósforo, e por que não vir? Inclusive disseram na reportagem que o SAMU tinha vindo duas veze essa semana, mas, é mentira.

Já Jucielma Barbosa que fez a ligação para o Corpo de Bombeiros que passou o número do SAMU. Ela explicou que começou a tentar atendimento para o Nego Chico por volta das 09h da manhã e somente conseguiu falar com SAMU por volta das 10h20. Jucielma disse ainda contou os sintomas, desmaiado, babando e roncando. “Eu disse que achei que fosse convulsão e o médico disse que era coma alcoólico. Pedi para mandar SAMU para aplicar glicose porque pudesse ser queda da glicose, mas ele disse que não mandava o SAMU porque não atendia bêbado”, denunciou.

O esposo de Daniele da Silva chegou a ir ao SAMU pessoalmente pedir para enviar o atendimento de Serviço Móvel, mas, também não obteve êxito.

Em um áudio enviado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos, Paulo Brandão, coordenador do SAMU/Patos, o médico regulador que estava no horário do atendimento informou que recebeu uma ligação solicitando a ambulância do SAMU para atender um paciente alcoolizado e para fazer uma glicose. “Isso não é tipo do serviço que o SAMU faz, nós trabalhamos com protocolos de urgência e emergência preconizado pelo Ministério da Saúde onde o SAMU atende urgência e emergência com risco de vida. Então o SAMU não pode está fazendo esse tipo de atendimento para pessoas alcoolizadas, pessoas que vão permanecer em casa ou vão ser encaminhadas ao Hospital”, explicou o coordenador.

Acilene Candeia – patosverdade.com 

Deixe seu comentário