Compartilhe!

A festa de Nossa Senhora da Guia é um dos maiores eventos católicos do ano, na cidade de Patos, Paraíba. Com 229 anos de tradição, a festa acontece no período de 14 a 24 de Setembro. Durante esses dez dias, a prefeitura através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STTRANS, realiza um planejamento de trânsito para facilitar a mobilidade urbana do município.

De acordo com o Superintendente da STTRANS, Aldo Xavier, esse planejamento é imprescindível para que o trafego flua sem causar muitos transtornos à população.

“Fizemos várias reuniões durante esse período de planejamento, ouvimos comerciantes, população e funcionários públicos que tiveram experiências em anos anteriores. Para prestar uma logística e facilitar a vida dos moradores e a segurança viária do município”.

Para o superintendente, uma das maiores demandas foi a abertura da Rua Ruy Barbosa durante o período do evento, antes com o fechamento dessa rua, isolava a zona norte e zona sul da cidade.

“Com a desobstrução dessa rua conseguimos garantir esse intercâmbio de maneira integral.  Já na rua Bossuet Wanderley deixamos boa parte dessa rua liberada para fluir melhor o trânsito no centro da cidade, assim como a Rua Leôncio Wanderley”, contou.

A festa de setembro é organizada pela igreja e os parques geralmente, todos os anos, funcionam no entorno da Catedral de Nossa Senhora da Guia, por isso a estratégia de instalar parques  no largo das praças Edvaldo Mota e Getúlio Vargas.

O superintendente Aldo Xavier disse que para minimizar o problema a STTRANS resolveu fechar parcialmente a Rua Pedro Firmino, e a partir das 17hr realizando fechamento total.

Aldo Xavier acrescentou que durante os dez dias de fresta na Rua Epitácio Pessoa, foi mudada a sinalização para que nesse período façamos apenas breves paradas.

“Isso foi importante por que tendo em vista que na mesma rua estão montadas as barracas e durante o dia não aconteça caso de fila dupla e o trânsito possa fluir bem melhor,”, finalizou o superintendente.

 

Assessoria

Deixe seu comentário