Imagem composta de várias fotos tiradas durante a chuva de meteoros Orionídeas mostra alguns dos meteoros que cruzaram o céu no dia 21 de outubro em 2014 em South Park, no estado de Colorado (Foto: Reprodução/Facebook/Joe Randall)
Compartilhe!

Entre a noite de sexta (20) até terça (24), quem tiver paciência e olhar para o céu por pelo menos uma hora poderá avistar a chuva de meteoros Oriônidas. O pico deve ser na madrugada de domingo (22), com maior quantidade de meteoros cerca de 45 minutos antes do amanhecer. Segundo o astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), o fenômeno pode ser avistado de todo o Brasil.

Ele informa que as regiões Norte e Nordeste do país devem ter cerca de 20 a 35 meteoros por hora no pico da chuva. Já as regiões Centro-Oeste e Sudeste, entre 16 e 27. Na região Sul, o número será o menor, com taxas máximas de 12 a 23 meteoros por hora.
“Se você olhar para o céu durante toda a noite, vai conseguir ver a chuva. Tem o pico que ocorre, na medida em que o radiante dos meteoros vai subindo, mas dá para ver durante toda a noite”, diz Cássio Barbosa, astrônomo e autor do blog Observatório.

Onde ver a chuva de meteoros

Apesar de algumas indicações apontarem que o fenômeno é melhor avistado quando o olhar se volta para a Constelação Órion (por isso, o nome Oriônidas), Hickel avisa não ser preciso olhar para um lugar específico. Mas há um lugar ideal: na praia, de preferência, com baixíssima luminosidade.

A melhor posição é deitado, diz o astrônomo, e o ideal é olhar para o céu por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros. A Lua, diz Hickel, estará crescente e não irá atrapalhar a observação.

As Oriônidas ocorrem quando a Terra passa por uma região com altas concentrações de detritos oriundos do cometa Halley. O cometa é visível a partir da Terra a cada 75 anos e sua última “apresentação” se deu em 1986.

Quando ver a chuva de meteoros

O fenômeno terá seu pico na madrugada de domingo (22), mas outras chuvas também podem ser avistadas. Cassio Barbosa, do Blog Observatório, explica que várias chuvas de meteoro vão estar ativas ao mesmo tempo em que Oriônidas estiver visível no céu. Ele preparou uma carta celeste para o horário de 1h da manhã de domingo (22) com as chuvas de meteoros ativas. Os pontos em amarelo representam as mais visíveis.

G1

Deixe seu comentário