Na manhã de hoje, 17/04/, o grupo de mães de autistas TEA–Morada do Sol participou de uma reunião com o prefeito Dinaldinho, a convite da Câmara de Vereadores, para a entrega do relatório contendo as reivindicações apresentadas na audiência pública sobre autismo, realizada no dia 02 de abril.
A ocasião foi mais uma oportunidade de estabelecer diálogo com a gestão pública com o intuito de reforçar as reivindicações, compreender os impasses e procurar estratégias que viabilizem a criação e execução de políticas públicas que atendam às necessidades e aos direitos dos autistas.
No centro das reivindicações estão 1) a contratação e capacitação de cuidadores para as escolas municipais, e 2) o preenchimento e aumento no quadro de profissionais capacitados para atendimento nos serviços especializados CAPSi e CER.
Foi sugerido pelo prefeito a criação de uma comissão com mães e outros representantes da causa com o intuito de colaborar com as Secretarias de Saúde e Educação na criação de um cronograma de atividades e melhorias que precisam ser implantadas no município. A comissão contará com duas mães representantes do grupo TEA – Morada do Sol, Elizângela Torres e Jossely Oliveira, um representante da APAE e Secretaria da Pessoa com Deficiência, Judivan Pereira, e um representante da OAB, Alberto Pires.
A formação dessa comissão caracteriza um avanço na questão da participação popular direta e organizada na gestão pública. O diálogo entre as partes certamente contribuirá com a eficiência na promoção de políticas públicas para os autistas, além de ser uma forma de fiscalizar as ações do poder público.
Assessoria TEA – Morada do Sol
Foto: Prefeitura de Patos