Quem passa à noite na Rua José Alves da Costa, no bairro Juá Doce, em Patos, e a vê toda iluminada, não imagina o quanto os moradores sofreram com a escuridão no local e fizeram para ter mais segurança e iluminação. Cansados de tanto esperar por uma solução por parte da Prefeitura, os moradores resolveram fazer a famosa “vaquinha” para comprarem lâmpada apropriada para os postes que estavam sem luz.

Um dos moradores da rua, Valmir Leite de Andrade, disse que ele mesmo foi ao comércio e arriscou fazer a troca das lâmpadas queimadas já que não foram atendidos pela prefeitura. “É um absurdo a gente ter que fazer vaquinha para iluminar nossa rua pagando por isto todos os meses”, disse ele.

Como se não bastasse tanto descaso, os moradores também compraram sacos de lixo e uma vassoura para o vigia limpar a Praça Orlando de Medeiros Torres, que foi reinaugurada em 2011, na gestão Nabor. “A praça está entregue à sorte e não tem manutenção. Para não ver a praça acabar, fizemos a compra do material para organizar tudo e entregar ao guarda”, contou um morador.

Após a Operação Cidade Luz que desbaratou um esquema de corrupção na Prefeitura de Patos envolvendo a antiga empresa que prestava serviço de iluminação pública, a gestão Bonifácio resolveu encerrar o contrato com a outra empresa que prestava serviço (GHIA) sob alegação que os gastos eram altos demais, mais de R$ 270 mil mensais, e que com o cancelamento a própria prefeitura iria fazer os serviços com os servidores do quadro com gastos bem menores de R$ 60 mil todos os meses.

Ocorre que de lá pra cá, muitas são as reclamações dos munícipes que não estão vendo os problemas da escuridão serem resolvidos.

Agora, quem passa tanto pela praça como pela Rua José Alves da Costa as vê todas iluminadas.

Portal 40 Graus