A chegada das chuvas na região de Patos é um motivo de muita alegria para todos nós. Sabemos que vivemos numa região semiárida, onde as chuvas não são tão frequentes, e essa alegria é em virtude dos benefícios que a chuva traz para todos nós: para agricultura, para a pecuária, para o abastecimento etc. Mas o Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba tem uma preocupação  em relação ao aumento do volume de água dos mananciais da nossa região, pois sabemos que é cultural da nossa população procurar esses mananciais, principalmente quando estão sangrando (barragens, açudes ou rios – quando estão em cheia) para fazerem e recreação, tomar banho. Às vezes o comportamento imprudente das pessoas que procuram esses locais ocasionam acidentes, muitas vezes causando óbitos por afogamentos, então o Corpo de Bombeiros tem toda uma preocupação redobrada para esse período e orienta a população a seguir as seguintes dicas, que obedecendo as nossas orientações nós podemos, se não evitar na totalidade, mas minimizar bastante os acidentes no meio aquático.

Veja os principais cuidados que o banhista deve ter, segundo o tenente-coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar:

– O banhista deve evitar nadar sozinho;

– Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;

– Não se afastar muito da margem, pois isso facilita o socorro quando necessário for.

– Não saltar de locais elevados para dentro da água, como pontes, pedras, árvores e sangradouros;

– Evitar brincadeira de mau gosto, como simular um afogamento;

– Evitar banho durante chuvas fortes, pois existem riscos de raios e também existe o risco, dependendo se você reside em área de risco, da formação de correntezas que pode tornar esse banho muito perigoso; 

– Ter cuidado redobrado com as crianças;

– Não tentar salvar pessoas que estejam se afogando sem se encontrar devidamente habilitado, condicionado fisicamente. Se isso acontecer, é importante fazer o uso de um objeto flutuante para que o socorro possa ser facilitado.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário