O ator britânico Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca nos filmes de “Star Wars”, morreu nesta terça-feira (30) aos 74 anos. Segundo publicação em sua conta no Twitter, ele estava em sua casa no Texas, nos Estados Unido s, acompanhado pela família.Mayhew tinha passado por uma cirurgia na espinha em julho de 2018 para aumentar sua mobilidade.
O britânico estreou como ator em “Star Wars: Uma nova esperança” (1977). No filme, ele vestia a roupa peluda de Chewbacca, um Wookie (raça alienígena) que acompanhava o contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Mayhew repetiu a atuação nos outros dois filmes da trilogia original, e também em “A vingança dos Sith” (2005).
O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres. Do alto de seus 2,18 metros de altura, ele fez uma participação sem crédito no filme “Sinbad e o olho do tigre” (1977), sua primeira aparição no cinema.
“Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em ‘Star Wars: O despertar da Força'”, diz o comunicado, sobre sua última atuação como o personagem.
“Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de ‘Star Wars’ significava muito mais que um papel em um filme.
“Segundo o comunicado, ele ajudou a treinar seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou o papel em dois filmes da franquia e aparecerá novamente em “A ascensão Skywalker”. Veja mais informações e fotos clicando aqui.