Os padres da cidade de Patos, sede da diocese homônima, por conta da pandemia da COVID-19, optaram por celebrar juntos os ritos da Semana Santa com o bispo na Catedral Diocesana e sem a presença do povo.

Como foi visto neste Domingo de Ramos, que marca a memória da entrada de Jesus em Jerusalém, os próprios padres proclamaram as leituras, preces, salmo, Evangelho, conduziram a animação da missa e a assistência ao bispo, sempre considerando as orientações sanitárias.

Os fiéis das nove paróquias do município acompanharam a cerimônia pelas mídias sociais da Paróquia Nossa Senhora da Guia no Instagram, Facebook e YouTube. Assim aconteceu neste domingo e se repetirá nos dias do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa (às 17h); Sexta-feira Santa (às 15h) e Sábado Santo (às 19h).

Quatro padres acima dos 60 anos (Jair Tomasella, Pedro Custódio, Constante Danielewicz e Hugo Remígio) não participaram das celebrações por fazerem parte do grupo de risco.

Muitas sugestões circulam pelas redes sociais propondo maneiras de os fiéis participarem das celebrações em casa por meio da internet, mantendo em suas residências um verdadeiro clima de piedade e respeito durante as transmissões das Missas.

Neste período tão difícil, a Igreja Católica deseja a maior proximidade possível com os fiéis, ainda que seja por meios eletrônicos.

Assessoria

Deixe seu comentário