Compartilhe!
40e07639966a7825de09eef7f73d3f14
arteira de identidade de dona Honorina, que nasceu no distante ano de 1907.

No fim da tarde desta segunda-feira, 13 de abril de 2020, morreu de causas naturais, em São Mamede, Região Metropolitana de Patos, a agricultora aposentada Honorina Antônia Maria da Conceição, de 113 anos de idade.

Até onde se sabe era a pessoa mais velha da Paraíba e uma das pessoas mais velhas do Brasil e do mundo.

Dona Honorina nasceu no dia 11 de fevereiro de 1907.

Será sepultada na manhã desta terça-feira, 14, no cemitério de São Mamede. “Ela cumpriu a sua missão, foi uma grande guerreira e agora está com Deus“, disse uma de suas familiares.

Leia abaixo uma matéria feita na Folha Patoense por ocasião dos seus 113 anos de idade.

Na cidade de São Mamede, Região Metropolitana de Patos, na Rua José Jacinto de Lucena, no Conjunto Agenor Rique, vive a agricultora aposentada Honorina Antônia Maria da Conceição, que nasceu em Alagoa Nova, no brejo paraibano, no distante ano de 1907, ou seja, faz 113 anos de idade nesta terça-feira, 11 de fevereiro.

Carteira de identidade de dona Honorina, que nasceu no distante ano de 1907.
Ela nasceu no dia 11 de fevereiro de 1907 e, até onde se sabe, é pessoa mais velha da região de Patos, certamente uma das mais velhas da Paraíba e do Brasil.

Ainda criança, ela veio morar em São Mamede, na zona rural do município, no Sítio Malhada de Onça, e trabalhou a vida toda na agricultura.

Seu marido, também agricultor, faleceu em 1978, aos 64 anos. O casal teve dois filhos: Severina Hororina Borges, que está com 66 anos; e José Honório Borges, já falecida.

Dona Honorina até há três anos atrás estava completamente lúcida, mas agora de vez em quando a memória falha. Tem dias de muita lucidez e dias em que esquece tudo. A visão já não tá boa, mas ainda escuta muito bem e demonstrar muito bom humor ao conversar com as pessoas.

Já não anda mais, em casa utiliza uma cadeira de banho para se locomover, quando é preciso, mas em outros aspectos ela demonstra ter muita saúde, pois come de tudo: gosta de galinha, macaxeira, batata-doce, carne e comidas feitas de milho. Gosta de ouvir forró e surpreende de vez em quando batendo o pé, acompanhando o ritmo da música.

Muito conhecida em São Mamede, dona Honorina é o retrato de alguém que teve uma vida de trabalho e vive a velhice com muita tranquilidade e compreensão. como se tivesse a sensação do dever cumprido.

Há três anos ela teve de vir a Patos, para renovação de benefício junto à Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e demonstrou bom humor, chamando atenção de todos. “Só lamento uma idosa com mais cem anos ter de ir até o INSS, na maior dificuldade de locomoção, pois o certo seria eles terem alguém pra vir até ela”, disse na época uma vizinha dela.

Desde 1985 a idosa mora com a filha Severina, em São Mamede, que faz uma declaração de amor à mãe: “Minha mãe é o amor da minha vida, o meu tesouro, a minha grande alegria”.

Veja mais:

Idosa faz 113 anos de idade nesta terça-feira, em São Mamede

Com 113 anos de idade, idosa de São Mamede está entre as pessoas mais velhas do mundo

Pastoral da Pessoa Idosa e padre Daniel promovem café da manhã e homenagens para dona Honorina, idosa que fez 113 anos de idade em São Mamede

List of the oldest living people. 

Honorina Antonia Maria da Conceicao.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário