Máscaras serão produzidas com material TNT e elástico — Foto: Divulgação/Seap

Foi lançado nesta quarta-feira (15) o programa “Uma a Mais” para a produção de 540 mil máscaras, em João Pessoa. O objetivo é fomentar a cadeia econômica de profissionais de costura da capital. Os equipamentos de proteção serão entregues à população em situação de vulnerabilidade social, além dos profissionais que atuam no Sistema Único da Assistência Social no município. O investimento da Prefeitura de João Pessoa é de R$ 340 mil.

As inscrições começam a partir das 12h desta quarta-feira (15) e seguem até às 12h do sábado (18). O resultado final, com os profissionais aprovados, será divulgado na quarta-feira (22). A adesão ao programa é feita exclusivamente por meio do site da prefeitura.

O programa vai beneficiar 300 profissionais de costura, sendo 200 autônomos e outros 100 inscritos como Microempreendedores Individuais (MEI). O número pode aumentar a partir da demanda de produção. A medida é válida para costureiros (as) que residam em João Pessoa. “No combate ao novo coronavírus, toda ação preventiva importa. Uma máscara a mais, uma costureira que aumenta a renda em casa, uma nova pessoa que passa a cumprir o distanciamento social. Tudo é importante para os resultados que precisamos seguir alcançando nos próximos dias”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

A medida acompanha a recomendação do Ministério da Saúde, que reforçou a importância das máscaras como ação preventiva ao novo Coronavírus. O uso do equipamento não elimina a necessidade do isolamento social nem a higiene das mãos.

Os interessados em participar do programa irão receber o TNT (tecido não tecido) e elástico, além de recomendações de higiene e de proteção individual para fabricação. Cada profissional ficará responsável pela entrega de lotes do produto em um intervalo de 10 dias. Podem se inscrever profissionais autônomos de costura acima de 18 anos que tenham à disposição os equipamentos necessários para fabricar as máscaras.

Além de receber o material para a produção do equipamento, os participantes têm direito a um incentivo pela produção. Os profissionais de costura, autônomos ou cadastrados como microempreendedores individuais, podem receber até R$ 400. Outras informações no telefone (83) 3218-9245.

G1 PB