O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) localizou uma granja onde estavam sendo criadas nove serpentes exóticas, ou seja, que não pertencem à fauna brasileira. A espécie, pelas primeiras informações, é a cobra-do-milho, de origem norte americana. Na ação, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no bairro de Gramame, em João Pessoa, foi apreendida também uma jiboia, um gavião, um teju e nove aranhas caranguejeiras. Um homem de 65 anos foi detido.
Os policiais chegaram até o local depois que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba recebeu a informação de que no local estavam sendo criados hamsters e outros roedores, possivelmente para alimentar cobras, e que existiam animais sofrendo maus tratos no local. Quando a PM chegou, encontrou as cobras exóticas, e vários animais silvestres sendo criados de forma ilegal.
Mesmo em se tratando de animais exóticos, as serpentes necessitam de autorização do Ibama para sua criação e comercialização.
O caso está na Central de Flagrantes, no Geisel. Os animais apreendidos serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo.
EM/5