MPPB amplia canais para denúncias de corrupção eleitoral e recebe demandas forma online — Foto: Heloise Hamada/G1
Compartilhe!

O Ministério Público da Paraíba recebe denúncias de crimes e corrupção eleitorais, através do aplicativo de mensagens WhatsApp e outros meios de comunicação, durante o primeiro turno das Eleições Municipais 2020 do estado, que acontecem neste domingo (15).

Equipes formadas por promotores eleitorais e servidores do MPPB atuam em plantão na véspera e dia das eleições (dias 14 e 15) , para receber as demandas da população. São 67 promotores eleitorais titulares, além de promotores auxiliares, assessores de promotores e de servidores que trabalham no plantão do fim de semana.

No site institucional as informações dos canais para acessos aos promotores estão disponibilizadas, com as zonas eleitorais, os municípios que as integram, os telefones fixos e móveis (WhatsApp) e os endereços das unidades. Demandas também podem ser enviadas via Protocolo Eletrônico ou pessoalmente, aos promotores que fiscalizam o pleito.

O combate à corrupção eleitoral pode ser feito pelos eleitores. Infrações como propaganda eleitoral irregular, compra de votos, uso da máquina pública, doações e outros crimes eleitorais podem ser denunciadas. Em caso de flagrantes, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo 190.

O Ministério Público também recomenda aos eleitores que compareçam às urnas com documento de identificação com foto e que se siga os protocolos de saúde como fazer uso de máscaras e manter o distanciamento de 1,5 metro.

G1 PB

Deixe seu comentário