Há quase duas décadas, a Paróquia da Catedral desenvolve ação solidária junto a populações de rua, por meio da Casa da Misericórdia. Sobre este trabalho, Padre Joácio Nóbrega lembra que até março de 2020 vinham sendo servidas refeições para 60 pessoas, café da manhã e almoço.
Com a pandemia da Covid-19, o quadro se agrava, passando a serem servidas as refeições para mais de 150 pessoas, em decorrência desta ampliação, nasce o Projeto Catedral Solidária. O número de pessoas voluntárias envolvidas na execução deste projeto aumentou, em vista da arrecadação de donativos, preparação da alimentação e distribuição ao público beneficiário. Até então, tudo isto tem sido possível devido a doações realizadas diretamente ao Projeto Catedral Solidária, bem como à colaboração da Pastoral do Dízimo da Paróquia da Catedral.
A necessidade do fortalecimento desta ação solidária foi sendo algo bem visível, especialmente pelo aumento na quantidade de pessoas que vem entrando na fila em busca de alimentação. Por outro lado, as doações que chegam ao Projeto diminuem, pois a crise econômica que assola o país cada vez atinge mais pessoas.
Sensibilizada por esta demanda, a Ação Social Diocesana de Patos apresentou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por intermédio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (FUNCEP) um projeto em vista da ampliação desta ação, garantindo a distribuição diária de 600 refeições (300 almoços e 300 jantares), servidas de segunda a sábado, em quatro pontos da cidade de Patos: Centro (Praça Edivaldo Mota), comunidade Santa Maria Madalena, São Sebastião, Bivar Olinto.
O Projeto foi aprovado e com esta ampliação, passou a se chamar Diocese Solidária, tendo a Ação Social Diocesana de Patos como gestora, contanto, na execução, como parceiros locais, as Paróquias da Catedral, São Sebastião, Nossa Senhora das Neves e Nossa Senhora de Fátima. O Projeto Diocese Solidária, conforme esclarece Padre João Saturnino de Oliveira, presidente da Ação Social Diocesana de Patos, “nasce com o intuito de atender a necessidade alimentar de pessoas que estão em situação de rua e de comunidades carentes da periferia de Patos, tendo como prioridade crianças, gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiências”. Com esta ação, o Funcep garante recursos para serem servidas 600 refeições diárias.
A Paróquia da Catedral, por meio da Casa da Misericórdia, continuará servindo 160 cafés da manhã, na Praça Edivaldo Mota, fortalecendo o Projeto Diocese Solidária. Sendo assim, passarão a ser distribuídas 760 refeições diárias (160 cafés da manhã, 300 almoços e 300 jantares). O Padre Joácio reforça a necessidade de as pessoas continuarem fazendo suas doações, em vista da garantia dos 160 cafés da manhã. As doações devem ser deixadas na Casa da Misericórdia, na Secretaria Paroquial de Nossa Senhora da Guia ou podem ser entregues diretamente ao Padre Joácio Nóbrega.
Palloma Pires – Ação Diocesana de Patos