O réu José Evangelista da Silva, mais conhecido como “Velho de Zé Pitú”, foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado pela morte de Leonildo Vieira, de 39 anos, crime cometido no dia 13 de abril deste ano de 2020, em Ibiara, no Vale do Piancó. O Júri aconteceu nessa sexta-feira (18).
De acordo com a denúncia, a vítima se encontrava sentado na calçada da residência ao lado da esposa, quando o acusado se aproximou e logo em seguida, efetuou vários disparos de arma de fogo contra Leonildo, que ainda chegou a ser socorrido pelo SAMU para o Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, foi transferido para Patos, mas faleceu um dia depois do crime.
Depois de cometer o assassinato, José Evangelista fugiu por dentro de um mato e tomou rumo ignorado. Mas foi preso dias depois, ao se apresentar na Delegacia de Polícia Civil de Conceição.
Nos debates, a defesa defendeu a tese e legítima defesa, enquanto o Ministério Público defendeu a tese de homicídio qualificado, de forma que o acusado dificultou a defesa da vítima.
Terminados os debates, a mesa julgadora reconheceu como crime qualificado e condenou o réu por maioria dos votos. O réu cumprirá a pensa em regime fechado na Cadeia Pública de Conceição.