Compartilhe!

O patoense Carlos Antônio dos Santos Freitas, hoje com 33 anos, conhecido como Carlinhos, mudou-se de domicílio para residir com sua família em Ipueira-RN. Antes, segundo informações, ele já havia deixado a cidade de Patos para morar juntamente com o pai e a mãe em São Joao do Sabugi-RN.

No início do ano, ele estava residindo na Zona Rural de Ipueira-RN por cerca de seis meses, voltou a residir em Patos no meio do ano, na mesma casa de antes, no Conjunto dos Sapateiros. “Fomos morar em Ipueira, onde temos parentes, e decidimos retomar para a cidade de Patos”, disse a senhora Cacilda Patrocínio dos Santos, mãe do jovem Carlinhos.

whjjdmal

Carlinhos, segundo ela, até que estava perdendo peso no sítio, mas ao chegar em Patos voltou a ganhar peso novamente. Hoje, se tem conhecimento do seu peso atual, pois há muito tempo ele é levado para pesagem na CEASA.

Em 2015, o caso de Carlinhos começou a ganhar repercussão nacional quando naquele ano ele chegou a pesar 420 kg. Profissionais de Pernambuco sensibilizados com a situação de vulnerabilidade do jovem, resolveram ajudá-lo.

Ele chegou a ser internado no 10º andar do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE, e passou por tratamento para perda de peso.

Ele deu entrada na unidade de saúde no dia 9 de julho pesando 420 quilos. Passou mais de dois meses e meio internado para se tratar da superobesidade extrema. Durante o tratamento, Carlinhos reduziu o peso para 146 kg e chegou a pesar 275 quilos.

Foi seguindo, e em dois anos de tratamento, Carlinhos, que ficou conhecido como o “Superobeso”, perdeu 230 kg, chegando a 190 kg e, por muito tempo, experimentou uma rotina diária bem diferente de anos atrás.

Com a perda de peso, Carlinhos experimentou mais qualidade de vida: conseguiu caminhar pelas ruas e encontrar roupas que cabiam no seu corpo, por exemplo. Um avanço muito comemorado por ele. “Tá ótimo, melhorou, emagreci muito e estou com uma vida normal”, dizia ele à época.

Carlinhos ficou sendo por muito tempo acompanhado periodicamente por uma equipe multidisciplinar, composta por clínicos, nutricionistas e uma psicóloga.

yher3b3h

Segundo a mãe dele, Cecília Patrocínio, o filho mantinha uma dieta rigorosa e seguia perdendo peso. “Eu dava café de manhã com bolachas, às vezes um pouco de cuscuz, batata cozida e frutas, mesmo ele gostava muito”, explicou.

No entanto, pouco mais de dois anos depois, ele começou a ter uma recaída no tratamento e voltou a ganhar muito peso.

Em abril de 2018, já era visto novamente nas ruas de Patos pedindo esmolas na calçada do Supermercado Guedes, no Centro.

Naquela época, a família já relatava que Carlinhos não estava mais querendo seguir a dieta passada pelos médicos e que ele tinha um comportamento complicado devido à doença mental.

O jovem passava o dia inteiro sentado, já não tinha mais acompanhamento médico e nutricional e não se exercitava. Segundo familiares, a instabilidade administrativa em Patos, com alterações de prefeitos levaram a mudanças de equipes e inviabilizaram o acompanhamento que o jovem estava tendo.

8sblkzf8

Como ele é uma pessoa muito forte, os familiares não conseguiram segurá-lo em casa e ele acabou voltando para as ruas do Centro para pedir esmolas.

Hoje vivendo novamente em Ipueira, Carlinhos aparentemente não tem mais aqueles 420 kg, pois consegue andar e foi visto pelas ruas de Ipueira sentado num banco de praça seguindo a mesma rotina que tinha aqui em Patos.

Não tem mais aquela dieta regrada seguida por profissionais e chega a tomar 2 litros de suco em 5 minutos e costuma comer muitos salgados e outras comidas que contribuem para o ganho de peso.

Ele gravou um vídeo para o jornalista Vicente Conserva falando da sua saudade da terra.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário