Cerca de 50 fiéis católicos da Paróquia de Santa Terezinha, em Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos, realizaram a caravana da fé rumo à Barragem de Capoeira, na manhã deste domingo, 31 de janeiro de 2021. A peregrinação foi conduzida pelo vigário paroquial padre Luciano Dias de Morais.

A peregrinação da fé teve início às 5h30min, saindo da Igreja Matriz de Santa Terezinha para o manancial que abastece a cidade e que fica a 13 km da sede do município. O objetivo dessa jornada de fé foi agradecer a Deus pelas bênçãos dos bons invernos de 2019 e 2020 e renovar súplica das chuvas para a Barragem de Capoeira em 2021.

Recordando que em 20 de janeiro de 2019, o padre Luciano foi com os fiéis suplicar a Deus pelas chuvas, pois a época Capoeira estava com apenas 4% de seu volume hídrico. Deu resultado: no final do em inverno de 2019, o manancial passou dos 30 % e já no fim do em inverno de 2020, o reservatório atingiu 78% de sua capacidade.

Atualmente, o Açude de Capoeira com a capacidade de 55,84%, que corresponde a um volume de d’água de 29.845.794 milhões de m³, segundo dados de 28 de janeiro da  Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). A santa missa foi campal na pracinha do sangradouro do Açude Capoeira e começou 6h15min, seguindo todo o protocolo sanitarista contra a pandemia da Covid-19: máscara para todos, álcool em gel e distanciamento.

Na homilia, padre Luciano destacou a importância do cristão ouvir a voz de Deus por meio da natureza. Disse que escuta sempre a voz de seus filhos. Agradeceu a Deus pelo dom da natureza, suplicou ao Senhor pelo fim da pandemia e pediu chuvas para os sertanejos.

Padre Luciano lançou uma água benta no manancial pedindo a intercessão do missionário do Nordeste Frei Damião.

Vale ressaltar que esse importante manancial abastece as cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim. Tem capacidade de armazenamento hídrico de 53.450 milhões m³.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário