A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve na manhã deste domingo (31), no manancial Capoeira, em Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos, para verificar uma denúncia de que a comporta do reservatório continua aberta desnecessariamente, segundo a população local há mais de 130 dias direto sem parar.
O vereador de Santa Terezinha, Francisco Bezerra (Republicanos), foi até ao local e viu o desperdício e pediu providência da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
Segundo o parlamentar, não tem necessidade que a comporta fique aberta há mais de 130 dias, de forma ininterrupta. De acordo com o vereador, os próprios ribeirinhos não concordam com a maneira de abrir a comportar da AESA, porque o certo é abrir 48h seguidas a cada mês. “Viemos verificar a situação da comporta Açude de Capoeira, aberta há mais de 130 dias, que vem preocupando as populações dos municípios que são abastecidos pelo manancial, como Santa Terezinha, Mãe d’Água, São José do Bonfim e Patos. Estamos no período de inverno, porém não sabemos se o inverno será consolidado, o açude atualmente tem pouco mais de 50% de sua capacidade. Conversando com os ribeirinhos, eles afirmam que a solução é fechar a comporta, e abrir apenas dois dias por mês, dessa forma atente aos ribeirinhos e garante segurança hídrica dos municípios”, afirmou o vereador.
Por fim, o Francisco disse que vai solicitar da AESA, por meio de requerimento, o fechamento da comporta de Capoeira de forma urgente, caso o órgão público faça vista grossa, ele haverá de acionar o Ministério Púbico. “Estamos aqui em defesa da população de Santa Terezinha. Agradeço também o apoio do padre Luciano que abraçou essa causa“, finalizou Francisco.