E os números não param de subir. A média de mortes em junho não é só a mais alta até agora desde o início da pandemia na cidade em março do ano passado quando se registrou o primeiro óbito em Patos, como também, não para de subir de forma avassaladora.
Ela hoje está em 1,9 mortes/dia contra 1,03 da média de março deste ano, considerado o pior mês quando foram confirmadas 32 mortes pela Covid-19. Até o dia sete do corrente, esta média estava em 1,71
A marca negativa foi conseguida agora no mês de junho quando já foram contabilizadas 19 mortes pela doença em apenas 10 dias. Patos não só chegou às 200 mortes por Covid-19 como já tem 212 até esta quinta-feira (10).
Faltando 20 dias para o fim do mês, junho já tem mais mortes que o mês de maio passado quando foram registradas 14 durante os 31 dias. Isto significa dizer que não só subiu o número de casos como o número de mortes também.
A média de mortes por dia de junho é 4,2 vezes mais a de maio que fechou em 0,45 mortes/dia. São quase duas pessoas morrendo todos os dias na cidade de Covid-19.
12 homens e 7 mulheres perderam a vida neste mês de junho, segundo acompanhamento direto do Portal 40 Graus.
Vicente Conserva – Portal 40 Graus