Os agentes de combate às endemias de Patos passaram por uma capacitação, nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, no auditório do CEREST, com a 6ª Gerência de Saúde sobre o manuseio de um novo larvicida biológico para controle das larvas dos mosquitos vetores da dengue, chikungunya e Zika.
A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Patos e a Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Ambiental.
O Espinosade é o novo larvicida biológico utilizado em todo o Brasil.
José Júnior D’Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental do município, informou que o produto tem 100% de eficácia contra a larva do mosquito Aedes Aegypti.
“O novo larvicida que será utilizado a nível de Brasil pelo Ministério da Saúde é totalmente focal contra o aedes aegypti. É um bio larvicida Espinosade em formato de pastilha efervescente produto que tem eficácia 100% contra a larva do mosquito”, disse.
D’Medeiros ainda destacou que a capacitação é importante, tendo em vista em manter os agentes de combate às endemias capacitados no que diz respeito ao controle vetorial do Aedes.
“Esse novo larvicida será utilizado em depósito que contém ou que possa conter a presença imatura do mosquito que é a larva. “Para que o mosquito não chegue a fazer a larva, o papel fundamental no combate ao mosquito é a participação da sociedade, a população é o ator principal no combate dos causador da dengue, chikungunya e Zika”, explicou.
Coordecom