O Centro Semear, por meio do Projeto “Guardiões da Terra: Direito aos Territórios Quilombolas e Garantia da Sustentabilidade Socioambiental no Seridó Paraibano”, realizou no último sábado (22), a Oficina de Fotografia e Produção de texto para jovens do Quilombo Pitombeira, em Várzea, na Região Metropolitana de Patos. Com objetivo de formar jovens comunicadores, as atividades aconteceram na Associação Comunitária e foram ministrada pela Jornalista e Comunicadora Popular, Palloma Pires.
Palloma enfatizou a importância da comunicação popular entre a juventude do campo para que a sociedade conheça os valores de todos os povos. “A comunicação transforma vidas. É importante o papel das instituições de levar oficinas para a juventude do campo, sobretudo, dos quilombos. A sociedade precisa conhecer os valores de todos os povos”, destacou.
A atividade foi dividida em duas etapas. A primeira, a Oficina de Fotografia, com a parte teórica e história da arte de fotografar. Em seguida, os jovens participaram da aula prática, onde cada um e cada uma produziu uma fotografia utilizando o aparelho telefônico. Edição de fotos e orientações de redes sociais foram colocadas em pauta.
A Oficina de Produção de texto aconteceu logo após. Orientações sobre texto jornalístico, conteúdo para as redes entre outros, foram repassadas aos jovens.
Sobre a Oficina de Produção de Texto, a jornalista disse que: “É preciso que a juventude do campo seja porta voz da comunidade. Ela precisa ocupar os espaços, ter voz para lutar por meio das palavras”.
Priscila Liane, estudante e jovem participante, falou sobre os conhecimentos durante as atividades. “Achei muito importante para a gente conhecer um pouco mais sobre a nossa história, principalmente, com a oficina de fotografia”, falou.
O jovem estudante Railson Paulino, destacou sobre a visão que teve, a partir das oficinas de comunicação, sobre os cuidados com a casa comum. “Foi muito bom e divertido. A gente aprendeu a cuidar da nossa casa comum e através da fotografia, a gente pode estudar mais sobre vários temas”, destacou.
Como encaminhamento, um grupo foi formado pós atividade para atuar na comunicação da comunidade, como também, elencar equipes para trabalhar as técnicas aprendidas durante as oficinas.
Assessoria Centro Semear