Compartilhe!

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, recebeu o prefeito de Catingueira, na Região Metropolitana de Patos, Suélio Félix (União Brasil). Inicialmente, Suélio Félix falou da sua trajetória, da vida simples no Sítio Serra Branca, do início de seus estudos, e de quando colocou uma pequena lanchonete para sustento próprio. O prefeito lembrou também que trabalhou em oficina de moto, e depois, com muito esforço, foi se aventurar na grande São Paulo, para melhorar de vida, ajudar sua família e também amigos. Segundo Suélio, Deus o abençoou e ele conseguiu se sobressair no ramo trabalhista.

O jornalista Jordan Bezerra, então questionou, como surgiu esse despertar político em Suélio. Ele disse que, no início, as pessoas comentavam que ele deveria se candidatar, pois já ajudava muito o povo e, como prefeito, ele teria a oportunidade de ajudar ainda mais. Suélio Félix relatou que aquele projeto ficou em sua mente, porém sempre o descartava. Contudo, chegou a um ponto em que ele percebeu que precisava fazer mais pela população de Catingueira e abraçou esse projeto. Sobre esse tema, o prefeito citou uma frase de Gugu de Catingueira, e afirmou: “ganhei de primeirinha, viu”.

Suélio Félix também falou sobre o setor de Educação do município de Catingueira e afirmou que tem investido bastante nesse âmbito. Parabenizou o trabalho de sua equipe e da secretária Amanda Lustosa. O prefeito declarou que tem valorizado o professor e feito o possível para melhorar o setor, pois, segundo o gestor, educação é tudo na vida e é uma pasta que ele busca sempre melhorar. Como exemplo da sua administração nesse setor, Suélio Félix citou as duas creches que conseguiu para o município, uma delas, uma obra de expansão finalizada que aumentará o seu porte para quase 100 alunos, e a outra, que já está sendo licitada, na saída para Piancó, que acolherá aproximadamente 110 alunos.  No total, as duas obras assistirão quase 200 crianças em Catingueira, algo fundamental para o desenvolvimento da cidade. Suélio citou também a entrega de notebooks para a capacitação de professores, melhorando, assim, o ensino no município.

Já sobre o tema do setor de Saúde do município, Suélio Félix relatou que, recentemente, a gestão entregou uma Secretaria de Saúde que é modelo, sempre buscando melhorias junto à secretária Ângela Alencar. O prefeito argumentou acerca da prioridade que tem dado ao setor de Saúde do município, afirmando que as verbas recebidas para reforma da prefeitura, por exemplo, foram repensadas por ele e destinadas à Saúde local.

Sobre o setor de Esportes, Suélio Félix relatou que realizou melhorias no campo local, que estava um pouco deteriorado. A reforma incluiu um novo gramado, a construção dos alambrados, dentre outros. O prefeito lembrou que, recentemente, realizou o campeonato Lameirão, que contou com quase 100 equipes, com quase um mês de duração, gerando renda para o município, sobretudo por meio dos vendedores locais, movimentando a economia local. O prefeito afirmou que esse era o intuito da competição e que, inclusive, está planejando implementar uma escolinha de futebol na cidade, para incentivar os novos talentos da região. Suélio Félix falou que esse projeto aplica-se também ao clube Nacional de Patos, o qual ele é presidente, para que surjam maiores oportunidades para jovens talentos locais. O gestor disse também, em primeira mão, no Bate Papo com Jordan Bezerra, que as obras de iluminação do campo de futebol de Catingueira já estão sendo licitadas, bem como os vestiários e as cabines de imprensa.

Sobre o âmbito da Cultura no município de Catingueira, Suélio Félix disse que tem se preocupado bastante com essa pasta, pois já viveu na roça e sabe da importância dos tratores disponibilizados e do apoio da gestão. O prefeito afirmou que o trator da prefeitura já está cortando terras, mas, assim como no ano passado houveram 8 tratores trabalhando na zona rural da cidade, esse ano haverá o mesmo volume, para que o homem do campo possa aproveitar o início das chuvas, sem perder a lavoura. Suélio ressaltou a importância da agricultura na vida do cidadão que vive na zona rural e mostrou-se persistente no apoio ao setor rural de Catingueira.

Já acerca do setor de Infraestrutura, o prefeito Suélio falou que, na semana da festa do padroeiro da cidade, foram entregues pela gestão uma série de obras, no total de oito grandes obras, sem contar as que já haviam sido entregues à população. Dentre elas, houve a entrega de uma passagem molhada para o Sítio Junco, de mais de 350 metros. O prefeito falou também dos calçamentos que foram feitos na cidade, bem como três casas que foram recentemente entregues a populares que viviam em uma área de enchente recorrente, na qual os munícipes perdiam vários pertences no período chuvoso. Suélio Félix afirmou que muitos prometeram tais obras, contudo, somente ele as entregou, pois zela pela dignidade do povo. O gestor relatou que já conta com 4 milhões de reais que serão destinados para asfaltar várias ruas do município, obras que estão prestes a começar. Lembrou também de uma problemática antiga na cidade, pautada na falta de água nas ruas mais altas do município. Suélio Félix disse que conseguiu essa obra com o deputado Wilson Filho e também com o governador do estado João Azevêdo, e agora a população já está devidamente amparada e assistida com água nas torneiras de suas casas.

Indagado pelo jornalista Jordan Bezerra sobre os projetos futuros para o município de Catingueira, o prefeito destacou o incentivo ao turismo de aventura na Serra da Catingueira, e disse que tem conversado com representantes e especialistas nessa área, e que esse será, certamente um grande feito para a cidade, pois irá explorar, no bom sentido, a Serra, gerando emprego e renda para o município, pois a Serra de Catingueira é extraordinária. Vale lembrar que esse projeto foi inicialmente idealizado pelo ex-vereador da cidade Edson e também levado à Assembleia pelo deputado Taciano Diniz.

Por fim, Suélio Félix declarou que, somente no ano de 2022, conseguiu 15 milhões de reais para o município. O prefeito disse que ama Catingueira e irá fazer o possível para trazer outras melhorias para a cidade. Suélio finalizou agradecendo ao jornalista Jordan Bezerra pelo convite e pelo seu trabalho. O gestor expressou que é fã do trabalho do jornalista, que desempenha um papel fundamental na comunicação, em Patos e região.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário