A Oscilação Maddem-Juliam é uma onda planetária de energia em altos níveis na troposfera, que se propaga de oeste para leste e que organiza ou desorganiza em momentos distintos a convecção na região tropical do planeta.
A onda azul organiza a convecção e dessa forma contribui para a formação de nuvens de chuva na região tropical, no caso específico do Brasil, as regiões mais impactadas pelo fenômeno são o Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
A onda laranja(vermelha) desorganiza a convecção, ou seja, quando ela está atuando, inibe a formação de nuvens de chuva na região tropical.
Essas ondas de energia, se alternam em intervalos de 30 e 60 dias, daí o nome também de Oscilação 30 – 60 dias.
Nos meses de fevereiro e março a onda azul atuou nas fases 8, 1 e 2 que são as que mais organizam à convecção, dessa forma choveu bem em grande parte da região tropical do Brasil, no entanto, na primeira semana de abril, a Oscilação Maddem-Juliam entrou na fase de neutralidade, a partir de então, tanto a onda laranja, quanto a onda azul, não vão mais influenciar, ou seja, desfavorecer ou favorecer a ocorrência de chuvas no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país. Dessa forma, em maio grande parte dessas regiões poderão registrar chuvas variando de normais a abaixo da média.
Créditos:
Texto: Dr. Rodrigo Cézar Limeira
Imagem de giografiche por Pixabay
Créditos: Mike J. Ventrice – Ph.D
College of Arts And Sciences University At Albany
Imagem de Maria por Pixabay