Compartilhe!

A rotina no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos com atendimento oncológico, mudou na manhã desta segunda-feira (15), por causa de um evento comemorativo em homenagem às mães pacientes da unidade. O momento, que aconteceu na recepção do hospital, teve distribuição de brindes, sessão de maquiagem, falas, música com voz e violão, com o fisioterapeuta Hudleson Geine, e um café da manhã especialmente preparado pela equipe de Nutrição. Atualmente, o Hospital do Bem tem 627 pacientes em tratamento, sendo 201 realizando quimioterapia, 404 em hormonioterapia e 22 com outros tratamentos.

E quem participou da comemoração não apenas elogiou a iniciativa, como enalteceu o acolhimento e assistência recebidos no Hospital do Bem. Foi o caso da paciente Luzia César Xavier, de 53 anos, moradora da cidade de Patos, que desde 2020 faz tratamento e é acompanhada pela equipe da unidade. Mãe de três filhos – Daniel, Felipe e Maria Eduarda, esta última uma sobrinha que ela adotou como filha, a Dona de Casa descobriu um câncer no seio há três anos e, desde então, faz tratamento no Hospital do Bem. “Eu identifiquei a doença aqui, fiz a cirurgia de retirada da mama, as sessões de quimioterapia e faço uso da medicação que todo mês é fornecida pela unidade. Eu só tenho uma palavra para descrever todo o acolhimento, tratamento, assistência e amor que recebo de todos aqui: gratidão”, disse Luzia, elogiando também a comemoração. “Foi tudo lindo e eu já acordei hoje bem cedo para chegar no início da comemoração e aproveitar o máximo possível”, disse ela.

Luzia destacou ainda que toda a equipe do hospital é muito bem preparada, acolhedora e trata os pacientes muito bem e que nunca lhe faltou nenhuma assistência. “Eu já terminei o tratamento, mas, faço o acompanhamento semestral e tomarei a medicação durante cinco anos. E não tenho absolutamente nada a reclamar daqui, ao contrário, só tenho elogios a esse serviço e onde vou, que falo de meu tratamento, sempre indico o Hospital do Bem. Aqui encontrei assistência, amor, paz e carinho. A gente precisava de um hospital assim e foi Deus que colocou ele aqui no sertão”, disse Luzia que além de participar da comemoração também teve uma consulta com o Mastologista do hospital, Thiago Pereira, nesta segunda-feira.

A oncologista Nayarah Xavier participou das comemorações e enalteceu a importância deste momento. “Hoje foi outro dia especial que ficará marcado na lembrança de todos nós, quando comemoramos as mães do Bem, homenageamos as pacientes que são mães, as que já partiram, o amor ao cuidar do outro, e tudo isso com muita alegria”, destacou a médica, reiterando que o cuidar é uma característica comum a todas as mães e que esse acolhimento maternal reflete a prática de assistência da equipe da unidade. “Quando a gente tem um paciente em tratamento oncológico esse cuidar ganha outra dimensão que se assemelha ao amor de mãe que protege, cuida, acolhe”, afirmou Dra. Nayarah.

“Um evento como esse é de grande importância na humanização e acolhimento de nossos pacientes, pois muitos deles chegam ao hospital fragilizados e ao chegar aqui e serem acolhidos assim ajuda muito na questão psicológica que, inevitavelmente, impacta na melhoria da saúde e no tratamento em si”, destacou a Assistente Social do Hospital, Suenia Mota. O Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes, reforçou que essa comemoração já faz parte do calendário anual de eventos da unidade. “Todos os anos a gente celebra o Dia das Mães porque é também uma forma de enaltecer o amor que temos por todas as nossas pacientes e reforçar que aqui, além do tratamento e assistência, nossas pacientes encontram também carinho, acolhimento e porque não dizer amor já que o cuidar do outro também é uma forma de expressar esse sentimento”, finalizou o diretor.

Assessoria

Deixe seu comentário