Compartilhe!

O coordenador do Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Denis Candeia, faz um balanço das ações realizadas ao longo deste mês, dentro da mobilização do Maio Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca.

Foram realizadas conferências com as equipes de saúde bucal do município, salas de espera nas unidades de saúde com atendimento noturno, no CEO, além de ações nas praças públicas da cidade com divulgação de informações e busca ativa de lesões. Também foram realizadas conversas dentro das instituições públicas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.

Além das equipes de saúde bucal do município, participaram dessas ações a Liga Acadêmica de Diagnóstico Oral (LADO – UFCG) e alunos de odontologia da UNIFIP.

“Foi uma campanha muito propícia para relatar a importância da busca ativa dos pacientes que estão no foco dessa campanha, que são principalmente os homens acima de 45 anos, fumantes, que fazem uso de álcool e que estão expostos à radiação solar. Então, foi uma campanha para que todos possam saber da importância do diagnóstico precoce do câncer de boca”, ressalta o coordenador Denis Candeia.

O Maio Vermelho está acabando, mas o processo de diagnóstico precoce é contínuo no município de Patos. Denis Candeia informou ainda que ao perceber uma lesão ou ferida na boca que não cicatriza dentro de 15 dias, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação e posteriormente encaminhamento para métodos de diagnóstico caso necessário.

Áudio de Denis Candeia – coordenador da Saúde Bucal no município de Patos (Maio Vermelho):

Coordecom

Deixe seu comentário