Compartilhe!

O poder de transformação de uma Instituição de Ensino na vida das pessoas, vai muito além de uma formação profissional. Os impactos positivos da educação podem ser vistos também na comunidade, beneficiando outros setores da sociedade.

Dentro desta ótica, o Centro Universitário de Patos tem realizado uma série de ações que reforçam o seu compromisso social. Este ano o Núcleo de Responsabilidade Social já promoveu uma série de ações com a finalidade de estreitar ainda mais os laços entre o Unifip e a comunidade.

“Nós cumprimos o objetivo de fazer uma participação co-responsável, para que a sociedade  tenha, cada vez mais, o aparato das instituições privadas, auxiliando àquilo que o governo não consegue resolver sozinho”, explicou Roberta Trindade, coordenadora no responsabilidade social no Unifip.

As iniciativas vão desde a proposição de debates sobre problemas sociais, até ações concretas. Este ano, em duas campanhas, foram arrecadados alimentos e entregues em igrejas para distribuição com as famílias carentes. Anualmente também é  realizada uma mobilização sensibilizando alunos e colaboradores para a doação de sangue.

Outro viés de atuação da responsabilidade social está na inserção dos estudantes do Ensino Médio no ambiente universitário. Em parceria com escolas de Patos e região, o Unifip recebe alunos para visitas técnicas e workshops, atendendo às demandas do currículo escolar.

O trabalho está rompendo as barreiras do sistema prisional. Um projeto realizado no presídio feminino tem ajudado no processo de ressocialização das apenadas. “Nós fazemos através de medidas educativas, dos nossos serviços de saúde e orientações jurídicas. Tudo aquilo que o Unifip consegue levar para a sociedade”, reforçou Roberta.

Como reconhecimento a estas ações, o Unifip recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo de responsabilidade social concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). “Nós temos o reconhecimento como instituição sustentável e responsável socialmente”, comemorou a coordenadora.

Assessoria – UNIFIP

Deixe seu comentário